sexta-feira, março 09, 2012

Lançamento de Livro sobre Indaiatuba


Lançamento acontece no CIAEI na próxima quarta-feira

DIRETORA DO ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL LANÇA LIVRO SOBRE HISTÓRIA DE INDAIATUBA



    Com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba e parceria da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, a historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal, Adriana Carvalho Koyama, lança na próxima quarta-feira (14) o livro “Indaiatuba: História e memórias da antiga Freguesia de Cocaes e dos anos que se sucederam desde então”. O lançamento acontecerá na Sala Acrísio de Camargo no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba),  situado à avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jardim Regina, às 19h.

    A obra é fruto de uma pesquisa sobre a história da cidade de Indaiatuba, que em 2011 completou seus 181 anos. Reflete sobre os registros documentais e de memórias da cidade, desde antes de 1830, quando foi elevada à Freguesia da Vila de Itu, recebendo o nome de Indaiatuba, que em tupi-guarani significa “lugar com muitas palmeiras Indaiás”, tipo de palmeira típica da região na época.

    “O livro pretende perceber como os movimentos históricos imprimem marcas, criam acontecimentos e possibilitam diferentes leituras das memórias sobre o passado, registradas em relatos e presentes no patrimônio urbano e rural de Indaiatuba”, destaca a autora. O município será beneficiado com a distribuição gratuita de 1.000 exemplares que será feita pela Fundação Pró-Memória em escolas e centros culturais.

    No evento, após a apresentação do livro, o grupo ‘Algaravia’ fará uma apresentação exclusiva para o público do Ciaei divulgando obras de compositores modernos e contemporâneos utilizando arranjos próprios que apresentam uma ruptura entre a música erudita e a música popular brasileira. Encerrando a noite, a autora estará disponível para atender ao público.





Nenhum comentário:

Postar um comentário