quinta-feira, março 22, 2012

Ópera na Escola


O tenor Jorge Durian e orquestra comandaram o projeto



Alunos das Escolas Municipais de Indaiatuba foram presenteados na manhã de quinta-feira (22) com o projeto “Ópera na Escola”, desenvolvido pelo Ministério da Cultura com patrocínio da Cielo. O objetivo é apresentar às crianças, particularidades da Ópera. A apresentação aconteceu no Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação) e contou com a participação do tenor Jorge Durian. Nesta sexta-feira (23), às 20h, também no Ciaei, o grupo fará uma apresentação do espetáculo ‘Tenor Jorge Durian in Concert’ para toda a população com entrada gratuita.
A secretária de Educação Rita de Cássia Trasferetti acompanhou a apresentação no período da manhã. Participaram do projeto 760 alunos das Emebs “Profº Antonio Luiz Balaminutti”; “Profº João Baptista de Macedo” e “Profª Maria Albertina Bannwart Berdu”; no período da tarde terá outra apresentação para alunos das Emebs João Baptista e Maria Albertina. Na sexta-feira (23) será a vez das Emebs “Profª Renata Guimarães Brandão Anadão” e “Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”.
A equipe de músicos contou aos alunos de forma interativa o significado de Ópera, os autores, as características das obras, dos instrumentos musicais e das vozes que compõe os espetáculos. A grande atração foi o tenor Jorge Durian, que possui uma carreira consolidada no Brasil e no Exterior.
No final da apresentação a secretária de Educação agradeceu os integrantes do projeto. “Agradecemos profundamente essa apresentação, vocês [se referindo aos músicos] fizeram parte da vida dessas crianças, tenho certeza que elas não vão esquecer esse dia. Quero estender o agradecimento ao Ministério da Cultura e a Cielo por proporcionar um evento tão lindo”, ressalta Rita.
O tenor Jorge Durian, também agradeceu a Secretaria de Educação por abrir as portas para o projeto. “Quero agradecer a Secretaria de Educação de Indaiatuba, por ter acreditado no projeto e permitir essa apresentação; ao Ministério da Cultura pela iniciativa e a Cielo pelo patrocínio. Amanhã [sexta-feira] faremos uma apresentação especial e contamos com a participação dos pais de vocês [se referindo aos alunos] e de todos que apreciam a ópera”, comenta Durian que salientou que a entrada é gratuita e o espetáculo inicia às 20h no Ciaei.


O tenor do Brasil
Jorge Durian iniciou sua carreira em 1991 quando o Tenor Luciano Pavarotti, em turnê pelo Brasil, anunciou que não ia cantar a música de sucesso "Caruso". Indignado Durian, das arquibancadas do Estádio do Pacaembu de São Paulo, soltou a voz e encantou a platéia e a imprensa. Iniciou assim a sua carreira pelo Brasil e Europa. Em 2002 Durian recebeu o convite do autor de novelas Benedito Rui Barbosa, para gravar o tema de abertura da novela "Esperança" da Rede Globo. Desde então tem diversos trabalhos gravados e realizou turnês pelo mundo passando pelos países: Suécia, Japão, Estados Unidos, Espanha, Itália e Portugal.

Crédito: Laís Fernandes ACS/PMI

Um comentário:

  1. FOI " MA aaa RA VI LHO SO ! ! ! "
    Abraços a todos e até um próximo encontro.
    Pedrinho

    Varetta ator/comunicólogo

    ResponderExcluir