terça-feira, outubro 23, 2012

150 anos da Primeira Ópera Brasileira no Plaza Shopping Itú



PLAZA SHOPPING ITU APRESENTA EXPOSIÇÃO SOBRE OS 150 ANOS DA PRIMEIRA ÓPERA BRASILEIRA


No dia 26 de outubro, sexta-feira, às 19h30, a mostra será abrilhantada com uma apresentação do Coral Vozes de Itu



Em busca de valorizar a cultura local, o Plaza Shopping Itu realiza uma exposição em parceria com o Museu da Música-Itu: “A Noite de São João, 150 anos da primeira ópera brasileira”. O grande destaque dessa exposição está no fato de que a obra foi composta por Elias Álvares Lobo, em 1859, compositor ituano e maestro que foi um dos professores de Chiquinha Gonzaga.

A mostra, localizada na Praça de Eventos do Shopping, estará disponível para visitação até o dia 5 de novembro. Ao todo, são expostos painéis com uma raridade: o conjunto de partituras originais da primeira ópera escrita em língua portuguesa. “A obra é uma das melhores representações da singeleza da música do interior paulista, dando a cor local ao texto, que é inspirado no Libreto de José de Alencar, autor de O Guarani”, revela a Curadora do Museu da Música de Itu, Maria de Lourdes Sioli.

Para revelar trechos da ópera “A Noite de São João” e transportar o público para 1859, data de sua composição, o Plaza Shopping trará uma apresentação do Coral Vozes de Itu, que será realizada no dia 26 de outubro, sexta-feira, às 19h30. “Sabemos que o público da região aprecia a cultura e valoriza a história. Por isso, vamos ambientar a exposição com essa apresentação musical de trechos da ópera, com direito a figurino de época e regência do maestro Luís Roberto de Francisco, um dos responsáveis pela recuperação da obra”, explica o gerente de marketing do Plaza, Edgar Silveira.

O argumento da Noite de São João, uma ópera cômica, é o amor entre dois primos, Inês e Carlos, numa trama onde surgem um frade e uma cigana. Escrita em dois atos, conta com a participação de um coro de convidados para uma Festa de São João.

O objetivo do Plaza é promover a cultura, tornando-a cada vez mais acessível a uma grande parcela da população, além de valorizar a riqueza histórica local. Outras informações sobre a exposição “A Noite de São João, 150 anos da primeira ópera brasileira”, acesse o site: www.plazashoppingitu.com.br.


Serviço
Mostra: A Noite de São João, 150 da primeira ópera brasileira
Data: até 5 de novembro de 2012
Local: Plaza Shopping Itu – Praça de Eventos
Endereço: Av. Dr. Ermelindo Maffei, 1199, Jd. Paraíso, Itu-SP (ver mapa)
Estacionamento comum e VIP | Acessibilidade | Praça de Alimentação | Mais de 140 lojas de diversos segmentos | Cinema

Apresentação musical Coral Vozes de Itu
26 de outubro de 2012
Horário: 19h30
EVENTO GRATUITO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário