quarta-feira, março 13, 2013

INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE LITERATURA, PROJETOS CULTURAIS E DESENHO ABREM DIA 18




A Secretaria Municipal de Cultura abre no próximo dia 18 de março as inscrições para três novas oficinas de curta duração – criação de histórias e personagens, criação de crônicas e formatação e produção de projetos culturais – e para a oficina anual de desenho artístico. Todas as atividades são gratuitas. Confira abaixo as informações e instruções de adesão para cada oficina. As vagas são limitadas. Informações (19) 3825-2056.
Oficinas de curta duração
Oficina de criação de crônicas – curta duração
Coordenação: Juliana Maringoni
Data: 06/04 a 25/05 – sábados das 14h40 às 17h40
Público: Interessados a partir de 16 anos (25 vagas)
Local das aulas e inscrições: Centro Cultural Wanderley Peres
Documentos: Xerox do comprovante de residência e doação de 1 pacote de fralda geriátrica.
Conteúdo: Como escrever crônicas, como publicá-las? Esta atividade orienta o participante a expressar seu olhar sobre fragmentos da realidade para encontrar inspirações e adequar-se à linguagem narrativa da crônica. Ao final, será produzido um livro coletivo de crônicas no formato e-book. Juliana Maringoni é especialista em Jornalismo Literário pela ABJL – Academia Brasileira de Jornalismo Literário, em Educação pela Universidade Federal Fluminense e graduada em Jornalismo pela PUC-Campinas. Trabalha como assessora de comunicação e publicidade, editora, revisora e responsável pela diagramação de textos e reportagens em empresas de comunicação e marketing. É autora da biografia “Casa do Sol – Um encontro com Hilda Hilst” e organizadora de livros de ficção pela Editora Rosa Rosé.
Oficina de formatação, administração e produção de projetos culturais – curta duração
Coordenação: Reginaldo Menegazzo
Data: 08/04 a 06/05 – segundas e quartas das 18h30 às 21h30 (oito encontros)
Público: Interessados a partir de 18 anos (25 vagas)
Local das aulas e inscrições: Centro Cultural Wanderley Peres
Documentos: Xerox do comprovante de residência e doação de 1 pacote de fralda geriátrica.
Conteúdo: Abordagem teórica e prática da formatação de projetos culturais, administração e sua produção/execução. As atividades possibilitarão o contato com editais vigentes no circuito nacional, estadual e municipal, visando contribuir para o desenvolvimento de argumentos necessários à explanação dos projetos. No final, está prevista a elaboração dos projetos idealizados pelos participantes. Reginaldo Menegazzo é graduado em História pela PUC Campinas e pesquisador em Administração Pública, Cidades e Cultura. Atuou como administrador, idealizador e realizador de diversos projetos culturais de teatro, dança, artes visuais, música, e cinema. Atualmente está na sua segunda graduação (Ciências Contábeis) e é diretor de empresa voltada à formatação e produção de projetos culturais e educacionais.  
Oficina de criação de histórias e personagens – curta duração
Coordenação: Sueli Aduan
Data: 16/05 a 27/06 – quintas-feiras das 18h30 às 21h30
Público: Interessados a partir de 15 anos (25 vagas)
Local das aulas e inscrições: Centro Cultural Wanderley Peres
Documentos: Xerox do comprovante de residência e doação de 1 pacote de fralda geriátrica.
Conteúdo: Como nasce uma história? Esta e outras perguntas sobre o processo de criação literária poderão ser respondidas a partir da análise de contos, com histórias que estimulam o debate e ao mesmo tempo influenciam exercícios de criação de personagens (perfis físicos e psicológicos), narrativas, diálogos, cenas etc. O intuito é estimular a criação de histórias coerentes. Sueli Aduan é formada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, é pesquisadora da linguagem literária e professora no Senac-Sorocaba de Metodologia do Trabalho Científico e de Escrita e Redação. Autora do livro de poemas e crônicas “Olho Avidamente para o Mundo” (2011).
Oficina de Desenho Artístico – anual
Coordenação: Francisco Alison
Data de início: 02/04 e 05/04
Opções de locais e horários:
Novo centro cultural Jardim Morada do Sol
Dia da semana – terça feira
Horários: Manhã - 08h às 10h (07 a 10 anos) e 10h às 12h (11 a 14 anos) e Tarde – 13h às 15h (07 a 10 anos) e 15h às 17h (11 a 14 anos)
Centro Cultural Wanderley Peres
Dia da semana – sexta-feira
Horários: Manhã – 08h às 10h (07 a 10 anos) e 10h às 12h (11 a 14 anos) e Tarde – 13h às 15h (07 a 10 anos) e 15h às 17h (11 a 14 anos)
Documentos para inscrição: cópia do comprovante de endereço, 1 foto 3x4, original do RG ou certidão de nascimento e doação de 1 lata de leite em pó.
Pré-requisitos: gostar de artes e saber ler e escrever.
Local da inscrição: no centro cultural onde o aluno pretende freqüentar, conforme opções acima
Descrição do curso: a finalidade é proporcionar ao aluno conceitos e técnicas de desenho visando desenvolver a capacidade criativa nos mais diversos temas relacionados com a figura humana e a natureza. Desta forma, estudando os fundamentos do desenho acadêmico, mesclando o desenho intuitivo com o desenho racional, memória visual e criatividade.
Programa em síntese: Fundamentos do Desenho: Linha, Ponto, Traço, Forma e Volume; Observação analítica, esboço, pré-valorização e arte-final;  Estilização do rosto humano; Esquemas de construção; Interpretação Construção de elementos partir de diretrizes; Estilização simplificada dos objetos; Desenho de Observação: observações a partir do natural; Formas Geométricas: estruturação do objeto; O rosto humano, seus elementos faciais, e expressões; Composição: Proporção, Equilíbrio, Ritmo, Simetria, Assimetria; Estudos de Luz e Sombra; As proporções do corpo humano; Anatomia simplificada, Miologia e Osteologia Artística; Teoria das cores; Interpretação fotográfica; Desenho de Memória: Criação; Perspectiva simplificada; Humanização dos objetos; A natureza.
Técnicas praticadas no curso: lápis, carvão, nanquim (caneta, pena, pincel), aquarela e giz pastel.
Aulas semi-individualizadas.
Francisco Alison é responsável há 12 anos pela administração dos cursos de desenho e história em quadrinhos da Escola de Desenho Além da Imagem. Fez diversas ilustrações para jornais da região metropolitana de Campinas, além de capas de Livros, Revistas e ilustrações para Empresas. Organizou e ministrou palestras e workshops sobre Desenho e Arte-sequêncial em Indaiatuba, Campinas e São Paulo. Atuou como consultor artístico e professor voluntário em escolas na região. Iniciou suas atividades como estudante de desenho fazendo alguns cursos ligados as artes no Instituto Padre Reus de Desenhoà partir de 1990, estudou Desenho Artístico e Arte-sequêncial no Centro Latino Americano de Arte (CLAA) à partir de 1994, participou de diversos cursos e palestras na Associação ABRADEMI à partir de 1996, entre outros.
Serviço
Centro Cultural Wanderley Peres – Praça Dom Pedro, s/n – Centro
Novo centro cultural Jardim Morada do Sol – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5.924 – Jardim Morada do Sol


Nenhum comentário:

Postar um comentário