sexta-feira, abril 19, 2013

WORKSHOPS DO PROJETO INDAIATUBA SUSTENTÁVEL INICIAM DIA 7 DE MAIO



Projeto terá programação cultural e educacional

A empresa Mann Hummel em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba com incentivo da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura promove o evento, Indaiatuba Sustentável, que acontecerá de 5 a 28 de junho com diversas programações. Iniciando o projeto a partir de 7 de maio terão os workshops de Fotografia e Stop Motion com inscrições gratuitas e vagas limitadas.
O objetivo das Oficinas de Fotografia é ensinar técnicas básicas de fotografia e agenciar novos olhares acerca da relação entre arte e consumo, inspirando novas formas de ver, sentir e habitar o espaço urbano e de consumir de forma consciente. Em parceria com a Secretaria de Cultura será realizado no dia 7 de maio das 19h às 22h no Novo Centro Cultural, o Workshop com tema “Conceitos e práticas de consumo consciente, técnicas básicas de fotografia”. No dia 14 de maio o tema do Workshop de fotografia é “De onde vem e para onde vai o dinheiro da casa, dicas de economia e de sustenta¬bilidade, técnicas básicas de fotografia”. Serão 40 vagas para cada Workshop e os interessados podem se inscrever pelo telefone(19) 3256-7505 ou no email oficinas@indaiatubasustentavel.com.br. Os participantes devem levar suas câmeras fotográficas.

Educação
Em parceria com a Secretaria de Educação no dia 9 de maio os alunos do Naseja (Núcleo de Assistência Social de Educação de Jovens e Adultos) participarão das oficinas de Stop Motion e Reciclagem, com tema: Conceitos e práticas de reciclagem, técnicas de animação com fotografia. Os alunos serão divididos em duas turmas, umas das 8h30 às 11h30 e outra das 13h30 às 16h30.
No dia 16 de maio a Oficina de Stop Motion e Reciclagen será aplicada para alunos e professores da Emeb “Prof. Antônio Luiz Balamunuti” com o conteúdo: conceitos e práticas de reciclagem, técnicas de animação com fotografia. Os alunos farão a Oficina das 13h às 16h e para os professores das 16h às 18h30.
No dia 3 de junho terá a oficina de Formação para Monitores do evento, que visa formar os mesmos para atuação na Exposição Fotográfica, Fórum Diálogos com a Sustentabilidade e Apresentações Artísticas. Serão apresentados os principais conceitos e os objetivos que orientam o ‘Indaiatuba Sustentável’, técnicas de recepção e atendimento para que estes monitores atuem também como multiplicadores do projeto. O público são alunos do EJA e alunos da FIEC. O trabalho será das 9h às 12h no Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação)

Indaiatuba Sustentável
O projeto Indaiatuba Sustentável visa promover a cultura como instrumento de educação para a sustentabilidade no município, entre crianças, jovens, adultos, educadores e sociedade em geral, a partir da realização e acesso gratuito a oficinas, fóruns de debates, espetáculos de música instrumental e exposição fotográfica que contemplem conceitos e práticas para o desenvolvimento de uma cidade sustentável.
O objetivo é contribuir para integrar valores e habilidades para um modo de vida sustentável e saudável. Promover a todos, especialmente crianças, jovens, adultos e educadores da rede pública de ensino, oportunidades educativas que lhes permitiam papel protagonista no desenvolvimento sustentável local. Promover a contribuição das artes na educação para a sustentabilidade e contribuir para o reconhecimento da importância da educação ética baseada em valores para uma condição de vida sustentável.
A programação iniciará no dia 5 de junho com a abertura às 19h30 no Ciaei com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Viola Caipira de Campinas. Dos dias 5 a 28 de junho terá a exposição, “Araquém de Alcântara: Amazônia, cidades e meio ambiente. Araquém Alcântara Pereira é fotógrafo, jornalista e professor. Ingressou na faculdade de jornalismo na Universidade de Santos. Trabalhou nos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Em 1979 realizou sua primeira matéria de cunho ambientalista, a documentação do Parque da Juréia, em Iguape, São Paulo. A partir daí, faz expedições fotográficas à Mata Atlântica. Araquém também trabalhou nos jornais Cidade de Santos, O Globo, Tribuna de Santos e na revista IstoÉ. O fotógrafo é autor de 17 livros sendo a maioria sobre ecossistemas nacionais, além das atividades fotográficas, atua como professor em workshops em vários Estados do Brasil.
No dia 13 de junho às 19h30 no Ciaei terá o fórum: Diálogos com a sustentabilidade: Cidades Educadores e Sustentáveis; com os palestrantes convidados, Carlos Rodrigues Brandão, professor de coutorado em Ambiente e Sociedade do NEPAM/IFH da Unicamp e  Maurício Broinizi Pereira coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo, Secretario Executivo da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e doutor em História Econômica pela USP.
No dia 28 junho o evento será encerrado com a apresentação musical instrumental Barbatuques. O espetáculo iniciará às 19h30 no Ciaei. Barbatuques é um núcleo artístico e pedagógico que pesquisa a percussão corporal. Esse trabalho foi iniciado pelo músico Fernando Barba através de seu interesse por extrair sons de seu próprio corpo. A expressão musical através da exploração dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano é o tema central da pesquisa. Barbatuques atua desde 1995 em diversas regiões do Brasil e no exterior. Já lançou os CDs “Corpo Som” em 2002; “O seguinte é esse” em 2005 e o DVD “Corpo do Som ao Vivo” em 2007. O grupo foi contemplado em 2006 pelo Prêmio TIM de música como melhor grupo de MPB.



Serviço
O novo Centro Cultural, fica na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nº 5924 - Jardim Morada do Sol Indaiatuba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário