quarta-feira, maio 08, 2013

VIRADA CULTURAL TEM PROGRAMAÇÃO FINAL DEFINIDA EM INDAIATUBA


                                  Atrações locais vão compor agenda paralela durante evento                             

A programação final da Virada Cultural 2013 em Indaiatuba já está definida. Esta semana a Secretaria de Estado da Cultura divulgou as atrações do palco interno, localizado na Sala Acrísio de Camargo, e a Secretaria Municipal de Cultura definiu também a agenda paralela de espetáculos, que vai agregar atividades de música, dança e literatura em vários locais da cidade ao primeiro dia do evento, que inicia às 18h do dia 25 de maio, sábado e vai até as 18h do dia 26, domingo. Todas as apresentações são gratuitas e é a sexta vez consecutiva que o município participa da iniciativa. O site oficial da Virada já está no ar no www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br.  Informações (19) 3825-2056. Confira a programação completa e a sinopse dos artistas.
Sábado – 25 de maio
Local: Palco Externo – Parque Ecológico
18h – Abertura com Afonso Padilha – Stand Up
19h – DJ Ian Nunes – Música
20h – Doctor Mars – Música
21h – DJ Ian Nunes – Música
21h30 – Andréia Dias – Música
22h30 – DJ Ian Nunes – Música
23h – Siba – Música
Local: Palco Interno – Ciaei – Sala Acrísio de Camargo
18h – Abertura oficial com Meia Ponta Cia. de Dança – Murundu – Dança
20h – Cia. Quase Cinema – Sombras na Arquitetura – Performance (área externa em frente ao teatro)
21h – Irmãos Becker – Circo Malabarístico – Circo
21h – Sarau Literário Todas as Palavras – Literatura (Foyer da Sala Acrísio de Camargo)
Local: Palco de Todos os Ritmos – Praça Dom Pedro II - Centro
18h às 21h – Espetáculos musicais com Bernard Naughton & Cláudio Maestro, Madamme Vinil, Baianinho MDS & Dom Verídico e Sillverado – Música
Local: Palco da Dança – Polo Shopping
19h – Apresentações de dança com Thaís Gomide, Clube 9 de Julho, Galpão 1 Erika Novachi, ABID, Victor Tegério, Jazz Brasil, Sesi e Pâmela Araújo - Dança
Local: Câmara Municipal de Indaiatuba
20h – Concerto da Orquestra de Indaiatuba - Música
Domingo – 26 de maio
Local: Palco Externo – Parque Ecológico
0h – DJ Ian Nunes – Música
0h30 – Au Revoir Simone – Música
15h – DJ Ian Nunes – Música
15h30 – Karynna Spinelli – Música
16h30 – DJ Ian Nunes – Música
17h – China – Música
18h – DJ Ian Nunes – Música
18h30 – Raimundos
Local: Palco Interno – Ciaei – Sala Acrísio de Camargo
11h – Cia. Prosa dos Ventos – Ciranda das Flores – Teatro Infantil
14h30 – Cia. Teatro da Cidade – Um Dia Ouvi a Lua – Teatro
16h – Congada de Santa Efigênia – Cultura Popular (área externa em frente ao teatro)
Sinopses
Afonso Padilha - Afonso Padilha é considerado uma das revelações do humor nacional. O jovem curitibano tem três peças escritas e um solo de comédia stand up, intitulado Divagando. Integrou o Santa Comédia, um dos principais shows de comédia do sul do país. Já participou, como jurado, do concurso de stand up do programa Tudo é Possivel (Record) e do Agora é Tarde, comandado por Danilo Gentili na Band.
Andreia Dias - a cantora Andreia Dias traz para os palcos a experiência de viver e compor de forma itinerante, com músicas que nasceram no Rio de Janeiro, seguiram para Belém e desembocaram em Salvador. Essa viagem musical resulta em um show solar, intenso e pop. Na estrada há 15 anos, a cantora também tem álbuns gravados com a Banda Glória e DonaZica. Ela tem participações em discos de Tom Zé, Zeca Baleiro e outros.
Au Revoir Simone - Au Revoir Simone é um trio de garotas de Williamsburg, no Brooklyn (NY). Heather D’Angelo, Érica Foster e Annie Har têm como base arranjos de teclado e bateria eletrônica. Suas composições são doces e bucólicas. Em alguns momentos, o trio pode lembrar os escoceses do Belle and Sebastian. As meninas já emplacaram em séries de TV como Ugly Betty e Grey’s Anatomy.
Baianinho MDS & Dom Verídico – rap: juntos desde 2011, subirão ao palco para cantar as canções do mais recente trabalho da dupla.
Bernard Naughton & Cláudio Maestro – folk / acústico: irlandês radicado no Brasil há mais de 15 anos e indaiatubano de coração, Bernard traz em seu repertório voz e violão a essência de artistas do calibre de Simon & Garfunkel, Bob Dylan e Beatles, pontuados por sucessos de bandas mais atuais como Pearl Jam e Coldplay e vem acompanhado por Cláudio Maestro, percussionista imerso no universo musical há mais de 20 anos com influências da música latina, mpb, new age e pop.
China - o pernambucano China, ex-Sheik Tosado, é um dos herdeiros do movimento manguebeat. Com uma carreira solo consolidada (três discos) e reconhecimento do público jovem (ele também é VJ da MTV), o cantor mergulha em um repertório diversificado – que pode ir da valsa ao rock mais ligeiro.
Cia. Prosa dos Ventos – Ciranda das Flores - uma jardineira e um semeador trabalham em Ciranda das Flores e, embora estejam apaixonados um pelo outro, não conseguem declarar essa paixão. Depois de uma discussão, a jardineira se lembra de uma história que ajuda o amigo a entender a importância de coisas que, à primeira vista, não têm nenhuma. Por fim, o semeador declara o seu amor e descobre que também é correspondido. Duração: 45 minutos. Classificação indicativa: livre.
Cia. Quase Cinema – Sombras na Arquitetura - espetáculo de sombras que acontece na rua, no espaço público, durante a noite. Convida o espectador a olhar para a cidade através da arte, de forma lúdica e imagética. É um ritual com as sombras em que a energia da apresentação penetra no público, convidando-o a repensar o espaço urbano. Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: livre.
Cia. Teatro da Cidade – Um Dia Ouvi a Lua - Três canções gravadas pela famosa dupla caipira Tonico & Tinoco foram a inspiração para Um Dia Ouvi a Lua, texto de Luís Alberto de Abreu que narra os dramas e conflitos de três mulheres – Beatriz, Tereza e Sá Maria – na busca por encontrar o verdadeiro amor. Três mulheres que invertem os valores machistas das narrativas dessas composições, recriando-as do ponto de vista feminino. Duração: 70 minutos. Classificação indicativa: 12 anos.
Congada de Santa Ifigênia - a congada é uma manifestação folclórica de origem africana, composta por 40 integrantes, incluindo crianças, com passos marcados de preto velho, músicas louvando todos os santos e três ritmos: dobrado, marcha lenda e marcha picada. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: livre.
DJ Ian Nunes - Ian Nunes é especialista em forró. Fez parte da banda de brasilidades e reggae Makamba e gravou vocais em faixas de Rita Ribeiro e Zeca Baleiro. Hoje, toda essa mistura está presente em seu set, que pode ser apreciado nas festas Pilantragi (Bebo Sim) e Rio Babilônia (Zé Presidente).
Doctor Mars - nascida em 2009, a Doctor Mars cria sua música de modo independente e autoral, resultado de uma extensa mistura. O grupo é influenciado por Red Hot Chilli Peppers, Muse, Billy Talent, Under School Element, Marcus Miller, The Who e Beatles. Doctor Mars é um funk blues rockbraziliano com “Z”, pois canta em inglês.
Irmãos Becker – Circo Malabarístico - os Irmãos Becker exploram a criatividade, a plasticidade e a diversidade de materiais. Malabaristas cômicos, incluem no espetáculo, além das tradicionais bolas e claves, os mais variados objetos: facas, claves de luz e cones de rua, que são explorados em manobras e improvisos com ângulos e escala surpreendentes. Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: livre.
Karynna Spinelli - uma das mais expressivas representantes do samba pernambucano, traz aos palcos “Negona”, um show banhado por muito samba, gafieira e ritmos do seu Estado. Destaque para as toadas de terreiro e a sonoridade extremamente percussiva e visceral.
Madamme Vinil – pop rock: o repertório dessa banda, recheado de pérolas trash dos Anos 80 e 90, aliado à irreverência e energia de seus integrantes, Russo – vocal, Van – Vocal, Dija – baixo, e Rafael Ré – Bateria, traz ao público um show divertido, empolgante e carismático.
Meia Ponta Cia. De Dança – Murundu - mais novo espetáculo da Meia Ponta Cia. de Dança, Murundu marca o reencontro da Cia. com Dudude, que assina a direção coreográfica. “Murundu é tudo. Pode ser os bichos, as coisas, cada um vai ter uma leitura sobre isso, mas foi o meio ambiente a nossa principal fonte de inspiração para a criação do espetáculo”, conta Marisa Monadjemi, diretora artística da companhia. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: livre.
Orquestra de Indaiatuba – a orquestra foi criada no início de 2004 por iniciativa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura. Desde sua criação a orquestra tem possibilitado a muitos jovens instrumentistas da cidade a oportunidade de se desenvolverem técnica e musicalmente, oferecendo aulas gratuitas de violino, viola e violoncelo e também permitindo sua participação nos ensaios e apresentações do grupo. Atualmente é formada por 16 instrumentistas que são dirigidos pelo maestro Paulo de Paula.
Raimundos - no começo dos anos 90, o Raimundos agitou o cenário do rock nacional com a improvável mistura de Ramones com forró. Músicas como Mulher de Fases, Me Lambe e Puteiro em João Pessoa transformaram-se em febres nacionais. Hoje, com Digão (vocal e guitarra), Canisso (baixo), Marquim (guitarra) e Caio (bateria), o grupo volta ao cenário com a gravação de um álbum de inéditas, com lançamento previsto para este ano.
Sarau Literário Todas Palavras - Artistas participantes: Antonio da Cunha Penna, Bárbara Gashler, Bárbara Salla, Bia Rosário, Brad Zil, Drabeck (Estanislau Antonys), Grupo Estrada, Guilherme Salla, Kim Christie, Lalo Arias, Lucas Chagas, Marcus Mazieri, Maria do Céu, Marina Costa, Mônica Kimura, Monique Monteiro, Pamella Martelli, Sabrina Kimura, Victor Lobato e Zecarlos Costa.
Siba - Siba foi líder da banda Mestre Ambrósio e trouxe a rabeca para a linha de frente da música brasileira. Em outro projeto, Siba montou o Fuloresta do Samba, com músicos da Zona da Mata pernambucana. Agora, mais eletrificado, ele apresenta seu álbum soloAvante, que teve produção do guitarrista Fernando Catatau, do grupo Cidadão Instigado.
Sillverado – rock: formada em fevereiro de 2011 pelo vocalista Marcelo Ferreira Dias e pelo baixista William Dias, a banda tem seus ritmos e letras focados no rock sulista americano. Completam a formação Thiago Henrique na guitarra e Steve França na Bateria.
Serviço
Câmara Municipal de Indaiatuba - Rua Humaitá, 1.167 – Centro
Palco Externo – Parque Ecológico – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, s/n – ao lado da Concha Acústica
Palco Interno – Ciaei – Sala Acrísio de Camargo - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665 - Jardim Regina
Palco de Todos os Ritmos – Praça Dom Pedro II, s/n  - Centro
Polo Shopping – Alameda Filtros Mann, 670 – Jardim Tropical
Sobre a Virada Cultural
Desenvolvida em parceria, a coordenação da Virada Cultural é da Secretaria de Estado da Cultura, responsável pela contratação dos artistas, e a infraestrutura e organização local das atividades fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura. A maratona cultural foi criada para oferecer gratuitamente cultura e arte para os paulistas, reunindo de shows de artistas reconhecidos nacionalmente a manifestações populares e espetáculos regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário