sexta-feira, junho 28, 2013

ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBEM CERTIFICAÇÃO DO PROJETO AMBIENTAÇÃO


Média de redução no consumo de água e energia foi de 12%

As Escolas Municipais de Indaiatuba que participaram do projeto Ambientação – Crescendo com o Futuro, receberam na noite de quarta-feira (26) a certificação do projeto, de acordo com o tema desenvolvido por cada Unidade Escolar, entre: água, energia e resíduos. O encontro teve o objetivo de entregar o selo de certificação de escola sustentável nos temas água, energia ou resíduos. Esteve presente a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti; as relações públicas da Toyota, Elaine Marques e Denise Goto e a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Lucelaine Borges Zampolin Dias.
Antes da entrega da certificação os professores, coordenadores, gestores e funcionários das escolas, foram presenteados com um coquetel patrocinado pela Fundação Toyota. Em seguida a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, deu abertura ao evento agradecendo a presença de todos e ressaltou os resultados do projeto Ambientação. “Estamos na sexta edição do projeto, onde os alunos analisam o consumo de água, energia e descarte de resíduos, com treinamento da Toyota. Mais de 1.100 professores e 18 mil alunos estiveram envolvidos com as ações de conscientização”, comenta Lucelaine.
A secretária de Educação falou sobre a alegria de comemorar os resultados do projeto. “É uma alegria comemorar os resultados deste projeto. O ambientação é um desafio muito importante para as escolas e este ano trabalhamos em um formato diferente, que não teve a competição entre as Unidades Escolares. Quero agradecer a Toyota que nos orienta no projeto e as orientadoras pedagógicas. Hoje é dia de reconhecer este trabalho e iniciar a avaliação para o novo ano. Encerramos o Ambientação na Feira de Ciências, acompanhei e senti que realmente os pais participaram. Temos várias ações de sustentabilidade em Indaiatuba, mas ainda temos pessoas que não se preocupam para onde o lixo vai, por isso tem que ter esse assunto no dia a dia. Conscientizar nossos alunos sobre a importância de economizar faz parte da educação e traz um grande benefício para nossa comunidade. Consciência todo mundo tem, mas agora precisamos movimentar a ação da economia e o descarte correto dos resíduos”, relata Rita.
A relações públicas da Toyota, Elaine Marques, agradeceu aos professores a dedicação e os resultados do projeto. “O Ambientação já atingiu mais de 370 mil pessoas e queremos agradecer a dedicação de todos, pois só com uma equipe dessas conseguimos conquistar as coisas. A recompensa é o reconhecimento do trabalho, e hoje vocês são os professores que mudaram a vida destes alunos. Nós acreditamos que é possível mudar e realizar este trabalho por conta de uma base que é a educação, que é a principal coisa de uma nação”, comenta Elaine.
Receberam os selos as escolas que alcançaram 5% de redução em cima do ponto de ocorrência encontrado e a redução proporcional comparada aos 20% de redução da situação ideal; essa meta foi para as escolas que comprovaram a continuidade do projeto. Para as escolas que não comprovaram a continuidade no projeto a redução deveria ser de 7% em cima do ponto de ocorrência encontrado e redução proporcional comparada aos 20% de redução da situação ideal.
Todos os alunos da Rede Municipal foram envolvidos com o ‘Ambientação’, foram aproximadamente 18 mil estudantes. Cada escola trabalhou um tema, sendo eles: água, energia e resíduos; no último item dividido em lixo verde, orgânico, inerte, lixo eletrônico e reciclável. Os temas foram estudados, a fim de que compreendam a utilização dentro do ambiente escolar e busquem soluções ambientais para uso racional dos mesmos, diminuindo o consumo e otimizando os recursos. As soluções encontradas foram implementadas na Unidade Escolar e os resultados foram demonstrados pela metodologia pré-determinada no projeto. A demonstração dos resultados aconteceu em todas as unidades escolares dentro da Feira de Ciências.
Confira a lista das escolas municipais certificadas pelo projeto e suas respectivas reduções de consumo.


Educação Infantil

ENERGIA
           
Emeb Profª Janette Vieira Vaqueiro - 29% no Ponto de Ocorrência
Emeb Profª Elvira Maria Maffei - 16,2%
Emeb Parque das Nações -  31,5% no Ponto de Ocorrência
Emeb Anexa à SAB 12 de Junho - 20,9%
Emeb Profª Vera Tosca Magnusson Belluomini - 5,5%

RESÍDUOS   

Emeb Profª Maria João de Campos           
Emeb Profª Francisca Lucinda Bueno
Emeb Prof João Emílio Angelieri
Emeb Profª Sinésia Martini
Emeb Profª Suely Terezinha Amstalden
Emeb Profª Maria Conceição Giacomini Bega
Emeb Profª Maria José de Campos
Emeb Profª Walda Maria Stocco Prandini

ÁGUA
Emeb Prof. Nízio Vieira - 5% no Ponto de Ocorrência
Emeb/Creche Prof. Galdino Augusto L. Chagas - 13% no Ponto de Ocorrência
Emeb /Creche  Profª Joanna Gurgel           - 5% no Ponto de Ocorrência
Emeb Archimedes Prandini - 19,1%
Emeb Profª Patrocínia Robles Provenza - 30,0%

Ensino Fundamental

ENERGIA
           
Emeb Prof Luiz Carlos Batista de Moura - 11,9%
Emeb Profª Sylvia T. de Camargo Sannazzaro - 5% no Ponto de Ocorrência
Emeb Profª Maria Nazareth Pimentel - 24,5%
Emeb Prof. Aparecido Batista dos Santos - 46% no Ponto de Ocorrência
Emeb Prof Sérgio Mário de Almeida - 14,2%
Emeb Profª Maria Benedicta Guimarães - 12,4%
Emeb Profª Benedita Wagner de Campos - 13,4%

RESÍDUOS
           
Emeb Doardo Borsari           
Emeb Dom Ildefonso Stehle
Emeb Maria José Ambiel Marachini
Emeb Prof. Wladimir Olivier
Emeb Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro, (EJA)     
Emeb Prof.Osório Germano e Silva Filho,
Emeb Miyoji Takahara         
Emeb Profª Maria Cecilia Ifanger
Emeb Profª Maria Albertina Bannwart Berdu         
Emeb Vicente Bernardinetti  
Emeb Prof. Antônio Luiz Balaminutti

ÁGUA

Emeb Profª Áurea Moreria da Costa - 61,5% no Ponto de Ocorrência
Emeb Profª Maria Ignêz Pinezzi - 18% no Ponto de Ocorrência
Emeb Profª Yolanda Steffen - 5,02% no Ponto de Ocorrência
Emeb Prof. Wellington Lombardi Soares - 8,2%
Emeb Prof. João Batista de Macedo            - 11,3%
Emeb Profª Elizabeth de Lourdes C. Sigrist - 13,5%
Emeb Profª Renata Guimarães Brandão Anadão - 6% no Ponto de Ocorrência
Emeb Prof. Nízio Vieira do Comp. Educacional - 47,1%

Nenhum comentário:

Postar um comentário