segunda-feira, julho 22, 2013

DOMINGO TEM TARDES DO ROCK COM LANÇAMENTO DE CDS DE TRÊS BANDAS

Fast Falling estará na abertura da Tardes do Rock

Apresentações gratuitas no Parque Ecológico começam 18h
A Secretaria de Cultura promove no próximo domingo (28), a partir das 18h, edição especial do projeto Tardes do Rock. Durante as apresentações gratuitas, três bandas do município lançarão seus CDs: Adrede, Mayo e Sillverado.
Os shows acontecem em palco montado próximo à Concha Acústica no Parque Ecológico. O evento contará também com a participação do grupo Fast Falling, que está em fase de pré-produção de seu primeiro EP com músicas próprias. Informações podem ser obtidas no telefone (19) 3825-2056.
“O Tardes do Rock surgiu de uma demanda das bandas de rock da cidade, que não tinham espaço para se apresentar ou, se tinham, era sempre em condições precárias e amadoras”, conta Andrelino Jesus da Silva, responsável pelos projetos musicais da Secretaria Municipal de Cultura. “O fomento e a manutenção das diversas formas de manifestações artísticas são a base da atuação da secretaria e ficamos felizes em ver a proporção que o Tardes tomou. Devido à sua estrutura e organização, hoje é uma iniciativa que tem alcance estadual, com bandas de outras cidades que nos procuram para participar. Nesta edição, teremos a satisfação de ver três bandas que venceram o desafio de lançar o primeiro CD, mas o projeto é aberto a todos os grupos do município, independente de ter CD gravado ou não, incluindo trabalhos autorais ou só de covers, por exemplo. Todos são bem-vindos e convido o público a prestigiar mais este espetáculo”.

Sobre as bandas

Adrede
Fundada em 2005, a Adrede investe em um estilo heterogêneo, que agrega inspiração advinda de vários nomes do cenário musical internacional. Traz em sua formação Anderson Xavier (voz), Michel (voz/guitarra), China (guitarra), Guto (baixo), Marcelo (bateria), Dj R3 (pickup´s) e Caio Ribeiro (produtor e empresário). No Tardes do Rock especial lançará o CD “Desesperanto”, que traz como principais destaques as faixas “Disneylândia” e “Eis a Questão”, com a participação especial dos guitarristas Thiago Castanho e Marcão, ambos integrantes do Charlie Brown Jr (atual A banca). Para os que ainda trilham o caminho em direção ao primeiro CD, o vocalista Anderson Xavier dá a dica de não perder o foco e ter determinação. “Diga sempre sim para seu sonho e não para as coisas que o atrapalham”.

Mayo
Formada em maio de 2012 por Marcelo Pacheco (baixo/backing vocals), Erik Hendges (vocal/guitarra) e Felipe Pellison (bateria e vocais de apoio), a Mayo traz influências principalmente das bandas Incubus, Foo Fighters e Blink-182. O primeiro CD, “Panacea”, inclui as três músicas do EP lançado pela banda ano passado “Blue, “12” e “Wish Me Well”, e mais seis canções inéditas, com destaque para “Keep The Change”, “Sandland” e “Oxygen”. Todo o processo de produção do disco está sendo documentado no canal do grupo no Youtube. “O Tardes do Rock é um evento muito acessível”, comenta Marcelo. “Por ter apresentação gratuita no parque e ser no domingo, acaba atraindo um público mais amplo, que talvez de outra forma nunca ficasse sabendo do nosso trabalho. Para nós, é muito importante participar e mostrar que nós existimos, ainda mais que tocamos músicas autorais, o que dificulta na hora de conseguir outros espaços”, aponta. “Acho que somos privilegiados por morar em uma cidade que tem iniciativas como essa, ainda mais para o rock, que anda meio escondido no Brasil”, completa.
Para os que estão começando, a dica de Marcelo é tentar buscar caminhos diferentes para se destacar e não se prender ao que está na moda. “Escrevam bastante também, pratiquem muito e deixem tudo redondo para chegar no estúdio com tudo pronto. E tem que fazer isso com amor também, porque gostam de música e gostam de tocar. Ah, e guardem dinheiro também para pagar as horas de estúdio, ter banda infelizmente demanda gastar mais do que ganhar, pelo menos no começo”.

Sillverado
A terceira banda a lançar CD na edição especial do Tardes do Rock será a Sillverado, fundada em 2011 com raízes no rock e no blues e composta hoje por Marcelo Ferreira Dias (voz/gaita), William Dias (baixo), Steve França (bateria) e Dennis Marcos (guitarra). O disco “Velhos Tempos” apresenta como canções principais “Olhe para o céu”, “Sem rumo” e “Horizonte”. “O Tardes do Rock é uma ótima oportunidade, é uma iniciativa da prefeitura que ajuda a alavancar nosso trabalho artístico sem custo nenhum”, ressalta o vocalista Marcelo que, a exemplo dos colegas, recomenda muito empenho às bandas iniciantes em busca do sucesso. “Tem que ter determinação e amor pelo estilo e música escolhidos, pois bandas sempre dão dor de cabeça, mas não pode desistir nem parar de ensaiar, nem que seja com duas pessoas, é assim que se chega a algum resultado!”, afirma.

Fast Falling
Focada no trabalho de produção de seu primeiro EP, composto por cinco músicas de autoria própria, a banda Fast Falling abrirá o Tardes do Rock especial, trazendo o punk californiano como principal inspiração e influência. É composta por Leo Dias (guitarra/vocal), Fábio Dini (baixo/vocal) e Vinicius Esteves (bateria/vocal). “O Tardes do Rock é um evento que teve uma evolução fantástica no meio do rock em Indaiatuba, tanto em organização quanto em popularidade”, diz Leo Dias. “Praticamente todo mundo que tem banda na cidade quer tocar lá. É uma oportunidade de fazer um show sem gastar diretamente do próprio bolso, com um equipamento de primeira, onde qualquer pessoa pode assistir sem pagar nada, mostrando seu trabalho de forma mais pura e com as melhores condições”, fala. Para o vocalista, as bandas têm hoje outros desafios que vão além de conseguir gravar o primeiro CD. “Hoje o mais difícil é conseguir viver da própria banda e ter um disco em mãos é apenas uma ferramenta para usar neste processo. A dica é amar a música que você está fazendo sobre todas as coisas e colocá-la sempre à frente do ‘ganhar dinheiro’ nessa escada para o sucesso”, completa.

Serviço
Parque Ecológico – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, s/n – Vila Areal (próximo à Concha Acústica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário