quinta-feira, julho 18, 2013

PROJETO ECOBIKE COMPLETA PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DE FUNCIONAMENTO


Mais de 25 mil empréstimos foram realizados em um ano

O Projeto Ecobike completou um ano de funcionamento, quarta-feira (17), com o registro de 25.527  empréstimos de bicicletas e 10.299 cadastros de usuários. Os números se referem às três estações instaladas na cidade, sendo uma em frente à Prefeitura e outra em frente à sede da Guarda Municipal, e a terceira na praça D. Pedro II. A Secretaria de Obras e Vias Públicas, responsável pelo projeto em parceria com a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente, deve inaugurar em agosto a quarta estação, na Praça Renato Villanova, popularmente conhecida como Praça do Cato.
Conforme explicou o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, José Carlos Selone, a obra que já estava prevista no projeto inicial da Ecobike atenderá mais um ponto da cidade, onde o volume de ciclistas é grande. “A aceitação do projeto por parte da população foi muito boa nesse primeiro ano e estamos estudando expandir o serviço para outras regiões da cidade, assim como expandir as ciclovias”, completa.
Selone ressalta que muitas cidades da região que pretendem implantar o projeto, têm visitado Indaiatuba para conhecer o modelo implantado no município.
Como diferencial, o projeto indaiatubano disponibiliza gratuitamente 200 bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET. A novidade é que já está em fase de testes uma bicicleta com cadeirinha acoplada para o transporte de crianças, e está em estudo a aquisição de algumas bicicletas duplas para disponibilizar à população cadastrada.
Para completar, este ano foi lançado o Projeto Ecobike Educa, desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente com o apoio das secretarias de Obras e Vias Públicas e da Educação. O projeto veio com o objetivo de oferecer a estudantes a partir do 4º ano uma atividade extracurricular voltada à educação ambiental e de trânsito, por meio de um passeio pela ciclovia do Parque Ecológico. No trajeto são desenvolvidas atividades voltadas aos temas.
O lançamento aconteceu na Semana do Meio Ambiente, quando o projeto reuniu mais de 800 estudantes das redes Municipal e Estadual que passearam pelo Parque Ecológico utilizando as bicicletas ecológicas, entre os dias 03 e 07 de junho.
O secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, avisa que o Projeto Ecobike Educa é voltado a todas as escolas, sejam municipais, estaduais ou particulares. Para participar, basta ligar na Secretaria de Urbanismo e agendar uma data. O telefone é 3801-8833.


Cadastro
Os usuários do Projeto Ecobike devem ser pessoas maiores de 18 anos ou menores acompanhados por um responsável maior de idade. Para utilizar as bicicletas os interessados podem fazer o cadastro pelo link disponível no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br – ou diretamente nas estações, onde também deve ser validado o cadastro mediante apresentação de CPF, comprovante de endereço atualizado e um documento com foto. Cada CPF dá direito a retirada de outras duas bicicletas extras para menores. O tempo permitido para uso é de quatro horas contínuas, que pode ser renovado, e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação.
O horário de funcionamento é das 8h às 17h de segunda à sexta-feira, e das 8h às 12h e das 14h às 18h aos sábados, domingos e feriados.
Para a implantação do projeto a Prefeitura contou com a parceria da Fundação Toyota, da Corpus Saneamento e Obras Ltda, da Compartibike e da Muzzicycles. A Prefeitura é responsável pela manutenção das bicicletas e também pela administração do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário