terça-feira, julho 23, 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DEFINE FILMES PARA O AGOSTO DAS ARTES




Entre os longas estão Hitchcock e Portinari do Brasil
A Secretaria de Cultura de Indaiatuba concluiu na terça-feira (23) a lista dos filmes que vão integrar a programação do “Agosto das Artes”. As exibições acontecem nos cinemas do Polo Shopping e do Shopping Jaraguá. A realização é uma parceria com a rede Topazio Cinemas. A entrada é gratuita.
As apresentações acontecem sempre às terças, no Polo e às quintas, no Jaraguá, com início às 19h. Os títulos definidos são: “Jorge Mautner: o filho do Holocausto”, “Hitchcock”, “Portinari do Brasil” e “Renoir”. Confira a programação:

JORGE MAUTNER – O FILHO DO HOLOCAUSTO
Classificação 10 anos – 93 minutos

Terça-feira (6/08) – 19h – Polo Shopping
Quinta-feira (8/08) – 19h – Shopping Jaraguá
Sinopse
O documentário O Filho do Holocausto traz à luz a vida e obra de Jorge Mautner. Filho de refugiados europeus (um judeu austríaco e uma católica iugoslava), ele aprendeu apenas três acordes e realizou uma importante obra, que transcendeu o campo musical e foi reverenciada por importantes nomes da cultura nacional, como Gilberto Gil e Caetano Veloso. (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-204266/)
O filme foi lançado em 1º de fevereiro de 2013 e tem direção de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt.


HITCHCOCK
Classificação 12 anos – 120 minutos

Terça-feira (13/08) – 19h – Polo Shopping
Quinta-feira (15/08) – 19h – Shopping Jaraguá

Sinopse
Baseado no livro "Alfred Hitchcock And The Making Of Psycho", este filme revela os bastidores do clássico Psicose (1960). Na época, mesmo estando no auge de sua carreira, Hitchcock não conseguiu apoio para realizar a obra, porque os estúdios não queriam investir em um pequeno filme de terror. O resultado foi uma produção independente, de baixo orçamento, que encontrou grandes dificuldades para driblar a censura e para ser distribuída nos Estados Unidos, em função das cenas de violência e nudez. Além disso, diversos obstáculos surgiram durante as filmagens, como as brigas constantes entre Hitchcock e sua esposa, Alma (Helen Mirren), os problemas de saúde do diretor e seus desentendimentos com o elenco. Contrariando todas as expectativas, "Psicose" se tornou uma referência no cinema mundial, e um dos maiores sucessos na carreira do cineasta. (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-189691/)
Hitchcock é interpretado por Anthony Hopkins e o filme, lançado em 1º de março de 2013, tem direção de Sacha Gervasi.


PORTINARI DO BRASIL (exibição em DVD)
Classificação 12 anos – 56 minutos

Terça-feira (20/08) – 19h – Polo Shopping
Quinta-feira (22/08) – 19h – Shopping Jaraguá

Sinopse
Um documentário sobre Cândido Portinari, o mais importante artista plástico brasileiro, com obras de elevado cunho social. A história da sua vida desde a infância no interior de São Paulo, passando pelo primeiro curso de pintura, a viagem para o Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Belas Artes, até sua ida para a Europa, e também o casamento e o nascimento do seu único filho. Ao longo da vida, Portinari cultivou amizades com intelectuais como Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego e Manuel Bandeira. O pintor morreu lentamente por causa de envenenamento provocado pelas próprias tintas que usava em suas telas.
O documentário foi lançado em 2 de novembro de 2012 e tem direção compartilhada entre Rozane Braga e Sonia Garcia.


RENOIR
Classificação 14 anos – 111 minutos

Terça-feira (27/08) – 19h – Polo Shopping
Quinta-feira (29/08) – 19h – Shopping Jaraguá

Sinpose
Côte d'Azur, 1915. Pierre-Auguste Renoir (Michel Bouquet) é atormentado pela morte da esposa, as dores da artrite e a preocupação com o filho Jean (Vincent Rottiers), que luta na Primeira Guerra Mundial. Eis que surge em sua vida Andrée (Christa Theret), uma jovem bela e radiante que desperta no pintor uma inesperada energia. Rejuvenescido, Renoir a torna sua musa. Quando Jean retorna à casa do pai para se recuperar de um grave ferimento na perna, ele se envolve com Andrée e a torna também sua musa, mas de um sonho ainda distante: o de fazer cinema. (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-203955/)
O longa foi lançado em 12 de julho de 2013 e tem direção assinada por Gilles Bourdos.

A seguir a programação das outras atividades do Agosto das Artes

Oficinas Culturais
1.    POP ART - Kênia D’Angelo
5ª feira (dias 8,15,22 e 29)
Horário:19h às 21h
Local: Centro Cultural Wanderley Perez
Inscrição: Inscrição: RG e comprovante de endereço original
Doação de 1 pacote de fralda geriátrica
Pop art (ou Arte pop) é um movimento artístico surgido na década de 50 na Inglaterra, mas que alcançou sua maturidade na década de 60 em Nova York. O nome desta escola estético-artística coube ao crítico britânico Lawrence Alloway (1926 - 1990). A Pop art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX. Desta maneira pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop, aproximando-se do que costuma chamar de kitsch. Diz-se que a Pop art é o marco de passagem da modernidade para a pós- modernidade na cultura ocidental.

2.    SOMBREAMENTO E PROPORÇÃO - Bruno Corazza
2ª feira (5,12,19 e 26)
Horário: 19h às 21h
Local: Centro Cultural Wanderley Perez
Inscrição: RG e comprovante de endereço original
Doação de 1 pacote de fralda geriátrica
A oficina ira abordar os alicerces do desenho acadêmico artístico, a partir do básico de como aprender a esboçar usando as proporções de forma simplificada, bem como formas eficazes de sombreamento, mostrando ao aluno que muitas das técnicas de sombreamento podem ser usadas em diversas situações.

3.    OFICINA INVENTOR DE SONHOS: Brinquedos e Brincadeiras - Natasha Faria
Sábados (17, 24 e 31)
Horário: 14h às 17h
Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
Inscrição: RG e comprovante de endereço original
Doação de 1 pacote de fralda geriátrica
Uma prova que se pode educar com arte e se divertir aprendendo, esta oficina consiste na confecção de brinquedos populares presentes na cultura infantil, muitas vezes esquecidos devido às dificuldades de acesso aos bens culturais oriundos dos mestres das tradições populares.

4.    CERÂMICA - Beth Righi
3ª feira (6,13,20 e 27)
Horário: 19h às 22h
Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
Inscrição: RG e comprovante de endereço original
Doação de 1 pacote de fralda geriátrica
Tendo placas de cerâmicas como matéria prima, o participante poderá vivenciar os processos de preparação da argila, aplicação de recortes, carimbos e desenhos, até a entrega das peças queimadas e finalização e acabamentos.
Inscrição: RG e comprovante de endereço original
Doação de 1 pacote de fralda geriátrica

5.    CONFECÇÃO DE ADEREÇOS E ELEMENTOS CÊNICOS EM ESPUMA - Paulo Praxedes
Sábado (10,17,24 e 31)
Horário: 9h às 12h
Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
Inscrição: RG e comprovante de endereço original
Doação de 1 pacote de fralda geriátrica
Visando o conhecimento da técnica para a confecção de adereços e material cênico
em espuma, o participante vivenciará processos de colagem, corte, moldagem, pintura e acabamento dos trabalhos com a espuma.

6.    OFICINA DE DOCUMENTÁRIO - Marcos Otero
De 17/08 a 08/10 ( aos Sábados)
Horário: 14h às 17h
Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
Vagas : 20 (acima de 18 anos)
Inscrição: RG e comprovante de endereço original
Doação de 1 pacote de fralda geriátrica
A Oficina "Como fazer um documentário" abordará os conceitos fundamentais de como realizar um documentário. Os alunos desde o início da aula já estarão praticando a produção aprendendo e trabalhando desde o principio da ideia do tema, pesquisa, roteiro, técnicas diversas de formas de linguagem, processo de filmagem e pós-produção.
Serão 6 aulas práticas e 2 dias de filmagens para compor um vídeo de 10 minutos de duração.

7. OFICINA DE PRÁTICAS EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL -  Roberto Limberger
Sábados (3/8 a 30/11) 14h às 17h (gravação: 10/11 – domingo – 9h às 18h)
Público: interessados a partir de 16 anos
30 vagas
Local: Centro Cultural Wanderley Peres
Inscrição: Prencher ficha no Centro Cultural Wanderley Peres
Passando por todas as etapas da produção audiovisual, a atividade propõe a criação de um roteiro e a gravação de um curta-metragem. Com referências conceituais e práticas, serão realizados o planejamento para a gravação, criação de cenários, figurinos, direção geral, de arte e de fotografia, desenvolvimento da trilha sonora e finalmente a edição e finalização do filme. Orientamos aos participantes que tragam câmera fotográfica. Roberto Limberger é mestre pela Unicamp e atua como arte-educador e coordenador de projetos culturais e oficinas na área de audiovisual, como o “Curta Jovem” (via ProAC em 2009 e Petrobras em 2010) e “Audiovisual para Jovens” (ProAC 2012). Roteirizou uma série para o projeto M3, parceria entre o MEC e a Unicamp.

8. OFICINA DE FOTOGRAFIA BÁSICA - Renato Dutra
Realização: 7 a 30 de agosto/2013 (4ªs e 6ªs feiras)
Local: Centro Cultural Wanderley Peres
Carga horária – 16 horas
2 vezes por semana / Total de 8 aulas
Horário: 19h00 as 21h00
Vagas: 25
Cada aluno inscrito deverá participar do curso com equipamento próprio (câmera simples, profissional ou celular).
Inscrição: RG e comprovante de endereço original
Doação de 1 pacote de fralda geriátrica
Conteúdo: Abordagem inicial (e sucinta) sobre como surgiu a fotografia, sua evolução e desenvolvimento. A fotografia do cotidiano, quais as soluções práticas para um bom resultado. O papel da fotografia nos meios de comunicação. O olhar fotográfico. Composição. Recursos das fotografias Colorida e Preto & Branco. Recursos de iluminação (básico) – Uso do flash, iluminação contínua, Iluminação Natural.
Avaliação e Análise dos resultados obtidos pelos alunos durante o curso. Será aberta uma página em Rede Social, para que sejam postados os ensaios de cada aluno e onde possam discutir com mais amplitude os resultados, levando as maiores dúvidas e dificuldades para discuti-las em classe.
O intuito deste curso é o de fazer despertar o interesse e o conhecimento tanto pela linguagem (pessoal) quanto para a valorização do conteúdo e não somente pelo aparato tecnológico. Utilizar mais e melhor os equipamentos que dispõem.

9.Gerenciamento de Projetos: Produção, Administração e Prestação de Contas.
Dias: de 12 de agosto a 4 de setembro (2ª e 4ª)
Horário: 18h30 a 21h30
Local: Centro cultural Wanderley Peres
Inscrição: RG e comprovante de endereço original
Doação de 1 pacote de fralda geriátrica
A oficina realizará análises teóricas e práticas de gerenciamento de projetos culturais, abordando as etapas de desenvolvimento, sua produção, administração e prestação de contas, de modo a contribuir com argumentos necessários à execução de projetos. No final, está prevista a elaboração de um plano de gerenciamento de projetos criado pelos participantes. Reginaldo Menegazzo é graduado em História pela PUC Campinas e pesquisador em Administração Pública, Cidades e Cultura. Atuou como administrador, idealizador e realizador de diversos projetos culturais de teatro, dança, artes visuais, música, e cinema. Atualmente está na sua segunda graduação (Ciências Contábeis) e é diretor de empresa voltada à formatação e produção de projetos culturais e educacionais.

Todos os produtos doados nas inscrições serão revertidos às entidades atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba – Funssol.

Intervenções
Caçambas de lixo - um coletivo de artistas fará uma intervenção com suas manifestações artísticas em dez caçambas de lixo da Secretaria Municipal de Urbanismo, que serão alocadas em diferentes lugares da cidade, humanizando o espaço urbano. Locais e datas a confirmar.


Teatro
Dia 28 de agosto – 19h30
Ciaei – Sala Acrísio de Camargo

Peça Tárá Bão Di Sar
Entrada gratuita
Direção de Bárbara Gaschler com alunos do 7º ano A do Colégio Escala
Inspirados em Cornélio Pires, Monteiro Lobato e outros tantos contos populares, os "causos" aqui contados, que vão da comédia ao drama, foram selecionados, pesquisados e cedidos para transpor o "universo caipira" para o palco, sendo contada e interpretada por jovens do ensino fundamental, num mergulho às origens e tradições pouco conhecidas por sua faixa etária. Tentam de alguma forma resgatar um pouco da cultura interiorana da região sudeste, suas manifestações, crenças, musicalidade e a relação do homem com a natureza. Tudo isso que faz parte da memória de tantos de nós, apesar de tão esquecida atualmente, sendo contada e interpretada por jovens do ensino fundamental.

Serviço

Centro Cultural Wanderley Peres – Praça Dom Pedro II, s/n – Centro
Novo Centro Cultural Morada do Sol - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5.924 – Jardim Morada do Sol
Ciaei – Sala Acrísio de Camargo – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 – Jardim Regina
Shopping Jaraguá - Rua 15 de Novembro 1.200 - Centro
Polo Shopping - Alameda Filtros Mann, 670 - Jardim Tropical

Nenhum comentário:

Postar um comentário