terça-feira, agosto 27, 2013

CAMINHADAS FOTOGRÁFICAS ACONTECEM NESTE FINAL DE SEMANA

Concurso de foto inicia na segunda-feira (26)

Acontece neste sábado (24) e domingo (25) as caminhadas fotográficas do concurso de fotografia ‘Olhares da Cidade’.  Sábado o evento terá saída da Concha Acústica do Parque Ecológico às 10h e às 15h. No domingo os participantes poderão acompanhar na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber às 11h e às 15h. Para participação nas caminhadas fotográficas, não há necessidade de inscrição. A organização do projeto orienta para que todos os participantes das caminhadas fotográficas levem suas respectivas câmeras.
Esta é a segunda etapa do projeto Indaiatuba Sustentável que visa promover a cultura como instrumento de educação para a sustentabilidade no município de Indaiatuba. O projeto é idealizado pela empresa de gestão cultural Communitas e Sýn Criativa, e co-realizado pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba, através da Secretaria de Educação, com patrocínio da MANN+HUMMEL Brasil, e o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2013 (PROAC).
Na segunda-feira (26) inicia o concurso ‘Olhares da Cidade’ e segue até o dia 30 de setembro. A inscrição deve ser feita on-line pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br e página do Facebook. Cada participante poderá inscrever somente uma fotografia entre as categorias, organizadas por idade, sendo: Categoria I - 6 a 10 anos; Categoria II - 11 a 14 anos; Categoria III - 15 a 18 anos; Categoria IV - 19 a 50 anos e Categoria V - acima de 50 anos.
Para seleção das melhores fotos, que poderão ser manipuladas por software de edição de imagem, foi formado um júri oficial, composto por representante da Mann+Hummel Brasil; da Secretaria de Educação; Antonio Penna (fotógrafo e escritor), Eliandro Figueira (fotógrafo da Prefeitura de Indaiatuba), Cássio Sampaio (idealizador do Indaiatuba em Foto) e equipe do projeto; além do júri popular com votação pública, no período de 01 a 15 de outubro, pelo site oficial do projeto e página do Facebook.
O júri oficial será responsável por selecionar as 10 melhores fotos de cada categoria, sendo que o primeiro lugar de cada categoria receberá um Ipad Mini (16 Gb) e o segundo lugar uma câmera fotográfica digital (16.1 MP). O júri popular será responsável por selecionar, uma foto entre todas as categorias que também ganhará um tablet, independentemente, se já tenha sido escolhida pelo júri oficial.
O resultado e premiação das fotografias ocorrerão na Feira Literária de Indaiatuba promovida pela Secretaria de Educação, no dia 26 de outubro. No evento, serão expostas as 10 melhores fotos de cada categoria mais a foto vencedora do Júri Popular. Haverá também a publicação de um catálogo de bolso, além das fotos premiadas serem transformadas em cartões postais.

REGULAMENTO DO CONCURSO

1. O QUE É
O Concurso de Fotografia Olhares da Cidade – Indaiatuba Sustentável é um evento aberto ao público em geral que visa despertar na comunidade local diferentes percepções e significados sobre a relação entre espaço urbano e qualidade de vida; valorizar a produção artística e a diversidade sociocultural; e mobilizar os cidadãos para outras formas de ver, sentir e habitar o território em que vivem.

2. PARTICIPAÇÃO
O Concurso de Fotografia Olhares da Cidade - Indaiatuba Sustentável é aberto a todos os fotógrafos, amadores e profissionais, crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos, moradores do município de Indaiatuba-SP.
A inscrição é gratuita e deverá ser feita pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br e/ou página do Facebook. Aos menores de 18 anos, poderão participar se autorizados por seus pais ou responsáveis. Não serão aceitas outras formas e meios de inscrição.

3. DAS INSCRIÇÕES
Cada participante poderá inscrever somente 01 (uma) fotografia entre as categorias, organizadas por idade, conforme descrição abaixo:
Categoria I: 6 a 10 anos;
Categoria II: 11 a 14 anos;
Categoria III: 15 a 18 anos;
Categoria IV: 19 a 50 anos;
Categoria V: acima de 50 anos.
A fotografia inscrita no concurso deverá ser acompanhada das informações sobre o autor da obra ou do responsável (para os participantes menores de 18 anos), a serem preenchidas em formulário de cadastro nos meios eletrônicos disponíveis.
A foto deverá ser enviada (upload) pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br e/ou página do Facebook Indaiatuba Sustentável, a partir do sistema eletrônico de inscrição, e deve estar em formato digital nas extensões JPG ou TIF, com resolução mínima de 4 Megapixels e com tamanho máximo de 2 MB.
Os realizadores reservam-se ao direito de reproduzir as fotografias inscritas em formatos que considerem oportunos para quaisquer meios ou veículos de comunicação de interesse para divulgação do Concurso de Fotografia Olhares da Cidade – Indaiatuba Sustentável.
O site oficial e página do Facebook servirão como plataforma para pesquisa, visualização e votação pelo Júri Popular, que elegerá uma foto entre todas as categorias do Concurso.

4. TEMA
O tema da edição 2013 é “Olhares da Cidade”.
Sendo da iniciativa do concorrente a livre escolha de conteúdo sobre a obra fotográfica inscrita, ressalta-se que a mesma só será admitida pela organização para participação desde que seus motivos estejam em conformidade com o tema do concurso.

Para isso, as obras fotográficas podem apresentar conteúdos diversos do território urbano, como arquitetura, patrimônio público, histórico e cultural; paisagismo, meio ambiente; a arte de rua, eventos festivos; pessoas, atividades de lazer ou qualquer outro aspecto do cotidiano da cidade que caracterize o tema.
Obs.: todas as obras serão avaliadas pela equipe de organização do projeto a fim de evitar a publicação indevida de imagens que sejam ofensivas e inapropriadas dentro do contexto do Concurso.

5. VOTAÇÃO E PREMIAÇÃO
Todas as fotos enviadas pelos participantes, entre 24 de agosto e 30 de setembro de 2013, com exceção daquelas com baixo padrão de qualidade ou que saiam do tema proposto pelo concurso, irão para Júri Popular no sitewww.indaiatubasustentavel.com.br e/ou página do Facebook, entre 01 a 15 de outubro de 2013.
Cada voto popular terá direito a eleger somente 01 (uma) foto entre todas as categorias. No final do prazo de votação, a foto que obtiver o maior número de votos será a vencedora do Júri Popular, sendo o autor da obra premiado com 01 tablet, independentemente, se já tenha sido escolhida pelo júri oficial.
Paralelamente, ocorrerá o julgamento dos vencedores de cada categoria pelo Júri Oficial a ser composto por representante da empresa patrocinadora; da Secretaria de Educação; fotógrafos convidados e realizadores, cabendo, a esta equipe, receber e avaliar todos os materiais durante o período válido do Concurso.
O Júri Oficial do Concurso selecionará o primeiro e segundo colocado de cada categoria. Os primeiros lugares de cada uma das 05 (cinco) categorias receberão um tablet e os segundos lugares câmeras fotográficas.
Os critérios de avaliação do Júri Oficial serão: criatividade, originalidade, estética, qualidade fotográfica (técnica), qualidade informativa e adequação ao tema do Concurso.
As 10 melhores fotos selecionadas pelo Júri Oficial de cada categoria, mais a foto vencedora do Júri Popular serão publicadas em Catálogo de Bolso. As 10 fotos premiadas, ou seja, primeiro e segundo lugares de cada categoria, mais a vencedora do Júri Popular, serão transformadas em 11 cartões postais.
As decisões do Júri, tanto Oficial como Popular quanto à classificação dos trabalhos, relativas à admissibilidade, rejeição e classificação dos mesmos, são irrecorríveis.

6. DISPOSIÇÕES FINAIS
Todos os trabalhos do concurso farão parte do acervo do Concurso de Fotografia Olhares da Cidade – Indaiatuba Sustentável, podendo publicitar, e/ou publicar, em jornais, em revistas, livros ou outro tipo de suporte, interior ou exterior, preservando-se a identificação do seu autor.

Os participantes declararão que as fotografias inscritas no Concurso de Fotografia Olhares da Cidade não infringem direitos de terceiros, não incorrem em plágio com reprodução total ou parcial, responsabilizando-se, na esfera cível e penal, pelo descumprimento das normas constantes deste regulamento.
À organização do Concurso de Fotografia Olhares da Cidade reserva-se o direito de reproduzir e publicar, sem quaisquer restrições, qualquer trabalho fotográfico enviado para o Concurso.
A não observância das disposições constantes do presente Regulamento poderá implicar a desclassificação do concorrente e eliminação imediata do seu trabalho fotográfico, o que ocorrerá também na situação de rejeição liminar.
Os concorrentes premiados serão informados pela Organização do Concurso de Fotografia Olhares da Cidade dos resultados e prêmios que lhes foram atribuídos pelo site oficial do projeto, juntamente com o local de distribuição dos mesmos, em cerimônia em data a ser determinada pela organização do Concurso.
Caso o concorrente premiado não possa comparecer ao evento de premiação, este deverá informar a organização do projeto o nome do representante que deverá apresentar documento de identificação para retirada do prêmio correspondente.
A participação no Concurso de Fotografia Olhares da Cidade implica a aceitação integral do presente Regulamento.
As dúvidas e casos omissos nestas normas serão resolvidos pela Organização do Concurso de Fotografia Olhares da Cidade, única entidade competente para o efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário