terça-feira, agosto 20, 2013

GRUPOS DE INDAIATUBA PARTICIPAM DO PROJETO REVELANDO SÃO PAULO DIA 21 DE SETEMBRO

Cia de Reis São Francisco de Assis
Evento começa dia 13 na Capital com entrada gratuita
Dois grupos artísticos de Indaiatuba irão representar o município no Projeto Revelando São Paulo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A Cia de Reis São Francisco de Assis e o Grupo de Jongo Filhos da Semente se apresentam no dia 21 na programação do evento, que vai de 13 a 22 de setembro no Parque Vila Guilherme Trote, em São Paulo, das 09h às 21h, com entrada gratuita. Com a proposta de difundir a diversidade da cultura tradicional do Estado, o festival reunirá música, artesanato, dança e culinária, com mais de 250 grupos artísticos, expositores em 180 estandes de cerca de 200 municípios em sua 17ª edição. São esperados em torno de um milhão de visitantes nos 10 dias de atividades, público registrado nas três últimas edições. A iniciativa é da Abaçaí Cultura e Arte, com apoio do Governo do Estado. Informações (11) 3312-2900 ramal 2951 e http://revelandosaopaulo.org.br.
Cia de Reis São Francisco de Assis – Espetáculo XV Reiada – Encontro de Folia de Reis
Acompanhados de violas, violões, bandolas, pandeiros e caixas, os foliões da Cia de Reis São Francisco de Assis, representam uma cultura secular trazida ao Brasil pelos portugueses ao final do século XIX. O Reisado ou Folia de Reis, conta em versos melodiosos diferentes histórias que permeiam a trajetória dos Três Reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, quando de sua peregrinação ao encontro do Menino Deus. A Cia de Reis São Francisco de Assis, que conta hoje com 17 integrantes (Tonhão, Valdomiro, Vicente, Julião, Juvenal, Manoel, Zé Miranda, José Bigode, Sr. José, Sebastião, Sr. Joãozinho, Benedita, João Carlos, Jorge, Jurandir e Jose Celone), foi fundada no ano de 1987 pelo folião Pedro Moreira de Sousa, o Goiano, a pedido do Padre Piaza, da comunidade São Francisco de Assis, localizada no bairro Cecap I, na cidade de Indaiatuba.
Grupo de Jongo Filhos da Semente – Espetáculo XIII Noite dos Tambores
Filhos da Semente nasceu no ano de 2012 na cidade de Indaiatuba, a partir do encontro de Jociara Souza,filha do Mestre Jongueiro Tio Juca, de Barra do Piraí/RJ (também um dos fundadores do Grupo de Jongo Sementes D’África da mesma cidade), do tambuzeiro Leonardo Marinho, mais conhecido como Nininho, também de Barra do Piraí e da arte-educadora Marina Costa, indaiatubana por criação.
Vivências e oficinas de jongo realizadas em espaços públicos de educação formal e não formal, permitiu que outras pessoas se agregassem ao trabalho, nascendo o Grupo de Jongo Filhos da Semente. O grupo trabalha norteado pela necessidade de difundir, especialmente na cidade de Indaiatuba, o jongo, sua história e sua prática enquanto manifestação cultural legitimamente brasileira, preservada pela tradição oral, como forma de resistência da população negra do sudeste paulista. Atualmente é formado por Jociara Souza, Victor Edvani, Priscila Oliveira, Marina Costa, Cauê Costa, Leonardo Marinho, Kimberly Christie, Pamella Martelli, Diego Angelini, Moisés Monteiro, Brad Zill, Herberth Vital, Rafaele Paiva, Estela Manfrinato, Maicon Araki, Kaline Carvalho, Alessandra Mamede, Luma Bertelli, Junior Rezende, Elizabeth Dias, Karoline Dias, Lucas Chagas, Lucas Abel e Claudio Branco.
Serviço
Parque Vila Guilherme Trote – entrada 1 (Praça dos Trotadores, s/n) e entrada 2 (Rua Chico Pontes, 1.500) – Vila Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário