quinta-feira, agosto 22, 2013

OFICINAS GRATUITAS DO SETEMBRO EM DANÇA AINDA TÊM VAGAS E NOVAS OPÇÕES



Festival abre cursos de Jazz Lyrical e Iniciação Musical
A Secretaria Municipal de Cultura abriu mais duas oficinas gratuitas como parte da programação do Setembro em Dança, que acontece de 08 a 29 do próximo mês em Indaiatuba. Jazz Lyrical, com Rafa Santos, e Iniciação Musical, com Márcio Melo, são os novos workshops que acabam de abrir vagas. Em complemento, ainda há outras oficinas ainda com inscrições abertas. Todas são direcionadas a bailarinos, professores e interessados em geral. Para fazer a adesão, basta comparecer ao Novo Centro Cultural Morada do Sol, local das aulas, e apresentar RG, preencher ficha completa e doar 1 lata de leite em pó, que será revertida para as entidades atendidas pelo Funssol. Confira abaixo todas as oficinas que ainda estão com vagas disponíveis:
1)    Ballet – Cristina Helena – 25 vagas – dias 13 de setembro às 16h, dia 14 às 08h e dia 15 às 08h. A partir de 14 anos.
2)    Iniciação Musical – Marcio Melo – 25 vagas – dias 14 de setembro às 12h e 15 às 12h. A partir de 14 anos.
3)    Improvisação e Composição – Luiz Fernando Bongiovanni – 25 vagas – dias 13 de setembro às 18h e 14 às 10h. A partir de 15 anos.
4)    Jazz – Zeca Rodrigues – 25 vagas – dias 13 de setembro às 20h, 14 às 14h e 15 às 10h. A partir de 15 anos.
5)    Jazz Lyrical – Rafa Santos – 25 vagas – dias 14 de setembro às 16h e 15 às 12h. A partir de 14 anos.
6)    Hip Hop dance, Waacking, Vogue – 30 vagas – dias 20 de setembro às 19h, 21 às 14h e 22 às 10h. A partir de 14 anos.
7)    Ballet – Eduardo Bonnis – 25 vagas – dias 28 de setembro às 10h e 29 às 10h. A partir de 14 anos.
8)    Danças Urbanas – Marcio Alves – 30 vagas – dias 27 de setembro às 20h, 28 às 14h e 29 às 10h. A partir de 14 anos.
Currículo dos professores
Cristina Helena
Diretora e Maitre da Cia de Dança SESIMINAS há 23 anos.  Delegada do Conselho Brasileiro da Dança em MG, órgão vinculado à UNESCO. Maitre da Royal Academy of Dance. Vários de seus ex-alunos que tiveram sua formação profissional hoje atuam em cias americanas e europeias, bem como foram premiados em concursos internacionais como Osaka (Japão), Varna (Bulgária), França, Suíça, Argentina e outros. Ministrou cursos, foi e é jurada dos principais eventos nacionais como Joinville, Passo de Arte, CBDD Rio de Janeiro, Enda São Paulo, entre outros. Cristina ministra aula e coreografa para vários bailarinos de grandes cias nacionais como Cia de Dança Sesiminas, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Guaíra (Curitiba) e Cia de Dança Débora Colker. É detentora de várias condecorações, citando-se  “Medalha Honra Artística”, entregue pelo então Presidente Tancredo Neves, “Medalha da Inconfidência” entregue pelo governo do Estado de MG, “Medalha Personalidade Visão” entregue pelo chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Orleans e Bragança e “Prêmio Fundacem”, melhor Cia e Coreógrafa. Convidada como Maitre e Coreógrafa para Companhias Estatais nos Estados Unidos, Canadá (Toronto), Alemanha (Munique) e Suíça.
Eduardo Bonnis
Formado pela Escola Municipal de Bailado de São Paulo, Royal Academy of Dance de Londres, Escuela Nacional de La República de Cuba. Aperfeiçoamento técnico em Stanley Holden Dance Center (Los Angeles), David Haward Dance Center (New York), Finis Jhung Broadway Dance Center (New York), Cursos Balanchine Technique em San Diego (California), Taos Ski Valley, Professor estagiário da Academia Contemporânea de Dança na Cidade de Setúbal (Portugal), Fundação Galouste Gulbequian, professor e júri no Festival de Dança de Joinville, entre outros. Professor/ensaiador na São Paulo Companhia de Dança, Professor da Companhia de Dança de Diadema, Professor da Raça Companhia de Dança e Professor da Anacã Companhia de Dança. Premiações adquiridas: Melhor Jurado, Melhor Coreografo, Personalidade da Dança e Prêmio Máximo no Festival Grand Prix de Dança São Paulo. Diretor Artístico Residente, Maitre e Coreografo da Cia Estável do Elenco Promodança de São Paulo.
Fran Manson
Em sua carreira já atuou em balé clássico, jazz, contemporâneo, dança afro e ginástica rítmica até se aprofundar nas danças urbanas no ano de 2005. Seus estilos de maiores estudos nessa área são o Hip Hop Dance, Vogue e Waacking. Já ganhou primeiros lugares em batalhas de Hip Hop Dance e Waacking, sendo em dois momentos julgada por importantes nomes internacionais destas danças: Bobby Milleage e Aus Ninja. Faz parte da I.H.O.W (Imperial House of Waacking) do Brasil, fundada por Tyrone Proctor, pioneiro desta dança. No estilo Vogue, foi uma das primeiras a praticar e disseminar esta dança no Brasil.
Na televisão foi semifinalista dos programas "Qual é o seu talento?( SBT), "Se ela dança, eu danço" (SBT),
"Astros" ( SBT) e foi jurada em todos os quadros da "Batalha no salto", que ocorreu no TV Xuxa da Rede
Globo. Além destes trabalhos concilia os shows como Beyonce Cover, sendo considerada por muitos fãs da Diva a Cover Oficial.
Luiz Fernando Bongiovanni
Bailarino, Professor, Coordenador de Oficinas, Coreógrafo e Diretor do Núcleo Mercearia de Idéias. Desde que voltou ao Brasil em 2004, trabalhou na coordenação de projetos culturais bem como na execução de Oficinas de Improvisação e Composição com entidades diversas e nas companhias nas quais fez trabalhos coreográficos, incluindo o Balé da Cidade de São Paulo do Teatro Municipal, o Balé do Teatro Guaíra, o Balé do Teatro Castro Alves, Balé da Cidade de Niterói e Corpo de Baile Jovem do Teatro Municipal. Entre inúmeras atividades, coordenou a Residência Coreográfica (seis meses) da Oficina Cultural Oswald de Andrade, realizou Oficinas de Improvisação e Composição no Centro Cultural São Paulo, na Escola Municipal de Bailado e no Centro Cultural da Juventude. Recebeu o prêmio “Braços e Pernas pela Cidade” do Centro Cultural São Paulo, com o solo Na Bagagem.Trabalhou como coreógrafo nas montagens das Óperas L’Enfant et les Sortiléges, Ariadne em Naxos e Sansão e Dalila.Trabalhou como coordenador de projetos na Fundação Cultural de Curitiba - Casa Hoffmann. Atuou como bailarino, coreógrafo, professor e assistente no Balé da Cidade de São Paulo, além do cargo de diretor assistente, onde auxiliou na curadoria, gestão de projetos e gestão pessoal. Trabalhou com o Bolshoi do Brasil como coreógrafo do trabalho Mundo Líquido. Foi curador do projeto Portfólio da Bienal Internacional de Dança de Curitiba, bem como coordenador de Oficina de Improvisação e Composição. Coreografia para Junior Demitre, para Gala em Gelsenkirchen -  Alemanha. Premiação na categoria Duo Contemporâneo com o trabalho: Seu abraço não mora mais aqui, com Olivia Pureza e Igor Renato, pela Especial Academia de Balé. Curso de Composição Coreográfica no 30º Festival de Joinville. Curso de Composição Coreográfica no Bolshoi do Brasil. Curadoria para o projeto Portfólio da Bienal Internacional de Dança de Curitiba.
Marcio Alves

Atua profissionalmente na dança desde 2004, mas seu amor pela dança já se manifestava na infância. Formou grupos de dança no bairro onde mora, com influência em artistas internacionais da música. Atualmente é dançarino do grupo Chemical Funk, diretor e coreógrafo do grupo Freestyle Force - ambos grupos premiados em grandes festivais que também produzem espetáculos, elevando o nível das danças urbanas no Brasil. Ministra cursos pelo Brasil afora, participando dos maiores eventos de Street Dance como Meeting Hip Hop, Festival Internacional de Hip Hop Curitiba-PR, Campinas Street Dance Festival, entre outros. Em 2009 participou de um dos maiores campeonatos de street dance do mundo, o Juste Debout em Paris-França, representando o Brasil juntamente com Amanda Angel na modalidade Hip Hop. Durante a estadia em Paris participou também de workshops de grandes nomes em Nova Iorque, como o Elite Force Crew e Dance Fusion. É professor do projeto "Polos Culturais" da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes que atende escolas e instituições em bairros periféricos, e das unidades do Centro de Arte Lilian Gumieiro em Mogi e Suzano. Participou do filme Ritmo Urbano, que foi filmado no Canadá.
Márcio Melo
Iniciou seus estudos de piano no Conservatório Brasileiro de Música - RJ. Pianista acompanhante de Maitres de renome internacional, convidado vários anos para acompanhar cursos no Festival de Dança de Joinville, Passo de Arte, Florianópolis, dentre outros. Único Pianista Brasileiro a se apresentar no Festival de Dança em Varna, Bulgária. Formado em curso técnico de Coreologia e Nomenclatura de Ballet pela Faculdade de Dança do RJ. Formado em Musicoterapia, pela faculdade do Conservatório Brasileiro de Música, RJ. É coordenador artístico e técnico da Cia De Dança SESIMINAS e do Ballet Cristina Helena. Foi Curador artístico do Encontro de Dança de Nova Lima e Uberaba, do curso Pró - arte de Dança MG, Unidança GO, entre outros.
Rafa Santos
É pesquisador de danças e fundador da Cia. Nós Da Rua desde 2004. Profissionalizado pelo SPDRJ (Sindicato dos profissionais de dança do Rio de Janeiro) trabalha com Danças Urbanas, Jazz, Dança Lírica e Dança contemporânea. Procura desenvolver trabalhos inovadores voltados para o que realmente lhe emociona, fazendo um mix do que têm desenvolvido durante toda sua carreira como Bailarino e Coreógrafo. Foi semifinalista em 2010 e finalista em 2011 na participação do programa de dança “Se ela dança, eu danço” (SBT) como bailarino e coreógrafo, onde obteve grande êxito por sua versatilidade na forma de coreografar e dançar. Em 2011 recebeu o título de vencedor do concurso de dança de Rua do TV Xuxa (Rede Globo) no trabalho com sua Cia. De dança, Nós Da Rua. Esteve trabalhando em Hong Kong, China, Malásia, Vietnam, Tailândia, Filipinas, Coréia do Sul e Singapura como bailarino e coreógrafo de Danças Urbanas e Jazz, onde teve a oportunidade de fazer vários cursos em diversas áreas da dança em alguns desses países com profissionais gabaritados. Já participou de vários concursos e festivais nacionais e internacionais, o que lhe proporcionou receber prêmios de melhor bailarino, melhor coreógrafo, melhor grupo, melhor coreografia etc. Rafa coleciona mais de 100 troféus em premiações de diversos festivais, integrou diversas bancas de júri em vários festivais de dança do Brasil e da Argentina, onde também ministrou alguns workshops de danças urbanas. Atualmente desenvolve novos trabalhos com a Cia. Nós Da Rua, integra bancas de júri e ministra cursos em vários estados do Brasil.
Zeca Rodrigues
Atua na dança desde o fim dos anos 80, quando, como bailarino, participou de importantes equipes como o Grupo Raça, de Roseli Rodrigues. Depois, criou a Cia Espaço Inverso, uma das mais importantes no cenário da Dança em Cubatão na década de 90. Na sua formação, figuram coreógrafos como Edson dos Santos (Cia Independente de São Paulo), Kátia Barros, Ricardo Scheir, Maysa Tempesta, entre outros. Escolheu a energia do jazz como sua principal forma de linguagem, encontrando nos musicais base de estudos de um trabalho que associa técnica e movimentação dinâmica, o que proporciona um resultado de beleza, dramaticidade e impacto visual. Como coreógrafo dirigiu musicais como "Moulin Rouge" (1999), Um drink no inferno" (2002), " Sob o domínio das sombras" (2005), entre muitos outros, além de participar de programas de TV e inúmeras companhias de dança do litoral, interior e capital. Em 2012 esteve entre os indicados a profissional revelação do Festival de Dança de Joinville, um dos maiores do mundo.
Serviço
Novo Centro Cultural Morada do Sol - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5.924 – Jardim Morada do Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário