sexta-feira, agosto 30, 2013

Parque Ecológico é o pulmão de Indaiatuba


                                 Local é referência para quem busca morar com qualidade de vida


Considerado um dos maiores parques urbanos do País, o Parque Ecológico representa hoje o pulmão de Indaiatuba. Com oito quilômetros de extensão, 13 lagos e uma faixa verde com 76 espécies diferentes de árvores, o Parque deu novo rumo ao crescimento da cidade a partir dos anos 2000, transformando-se em uma das regiões mais procuradas e valorizadas por quem busca qualidade de vida.

O Parque Ecológico foi projetado na década 80 pelo renomado arquiteto e urbanista Rui Othake, cuja visão ambiental permitiu desenhar um projeto que valorizasse os recursos naturais existentes na área. Assim, ao invés de canalizar o Córrego Barnabé e abrir uma avenida junto ao seu leito, ele propôs o afastamento das avenidas marginais para criar uma área verde ao longo do rio, preservando as nascentes. Dessa forma, foi possível construir os lagos, que embelezam o parque, servem como lazer para a população e contribuem para que não ocorra enchentes na região.

A criação da área verde permitiu a instalação de equipamentos de lazer e esportes abertos à população, como quadras poliesportivas, playgrounds, pista para caminhada, pistas de skate, bicicross e ciclovia, além de espaços para atrações culturais. O Parque Ecológico também preserva fragmentos de vegetação com espécies nativas variadas, que valorizam ainda mais sua importância para o meio ambiente.

Melhor lugar para morar

Devido as suas características naturais, o Parque Ecológico é uma das regiões que mais sealoriza no município, atraindo moradores e investidores para seu entorno. Em sua margem esquerda, houve uma expansão do mercado imobiliário, com empreendimentos verticais que só puderam ser construídos com as mudanças do Plano Diretor, a partir de 2001. Empreendimentos comerciais também estão se expandindo por toda a região, criando um verdadeiro corredor de serviços para a população que vive nos bairros próximos.  

Primeira construtora a acreditar no potencial de desenvolvimento do Parque Ecológico com o lançamento do Piazza Treviso, em 2002, a Congesa tornou-se a empresa com maior número de empreendimentos nesta área. "Fomos pioneiros no Parque Ecológico e, devido às fortes parcerias firmadas com proprietários de áreas, conseguimos alavancar outros empreendimentos na região", afirma a diretora da Congesa, Adriana Mazzoni.

De acordo com Adriana, o que se destaca no Parque Ecológico é que, mesmo com o crescimento, ele conserva sua principal característica: a integração com a natureza. "Hoje há inúmeros pontos comerciais e de serviços em seu entorno, mas o que é mais especial no Parque Ecológico é a sua área verde e os espaços de lazer e esportes para a população viver com qualidade", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário