terça-feira, setembro 24, 2013

PREFEITO E MINISTRO DO ESPORTE INAUGURAM NOVOS CENTROS ESPORTIVOS



Núcleos estão sediados no Jd. Califórnia e Morada do Sol
O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), o Ministro do Esporte Aldo Rebelo, o deputado estadual Rogério Nogueira (PDT) e o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti inauguraram nesta segunda (23) dois novos núcleos esportivos para a prática gratuita de esportes pela população: o Centro Esportivo do Califórnia, no Jardim Califórnia, e o Núcleo de Lutas e Ginástica, localizado na antiga rua 23, no Jardim Morada do Sol. A cerimônia contou com a presença dos secretários municipais de Indaiatuba, do presidente da Câmara Municipal Luiz Alberto Pereira – Cebolinha, dos vereadores Hélio Alves Ribeiro, Célio Massao Kanesaki, Antonio Sposito Junior, Maurício Baroni e Helton Antônio Ribeiro, além de demais autoridades locais e dos secretários municipais de esporte de Valinhos, Paulínia, Guarulhos, Águas de Lindóia e Itupeva. A construção do Centro Esportivo do Califórnia recebeu investimento de R$ 1.206.169,10, sendo R$ 975 mil referente ao repasse do Governo Federal, por meio do Ministério de Esporte.
“Nossa cooperação com Indaiatuba – que envolve não só o Centro Esportivo Califórnia, mas também o Velódromo Municipal, com o investimento de quatro milhões de reais e cuja obra deve ser retomada nos próximos dias, o Bolsa Atleta para o esporte de alto rendimento e também o investimento via captação da Lei de Incentivo ao Esporte para dois projetos do Indaiatuba Handebol Clube – não expressa só o interesse do ministério, mas também o empenho da administração municipal, do prefeito Reinaldo Nogueira e do secretário Humberto Panzetti, em priorizar o investimento no esporte”, destacou Aldo Rebelo durante a inauguração. “Colocar o esporte como parte da construção da vida democrática e espiritual de uma cidade vai muito além da simples prática esportiva, é garantir valores às gerações do futuro. O esporte ensina coisas que muitas vezes a escola e a família não conseguem. Protege também as crianças e jovens ao tirá-los das ruas e proporcionar uma vida mais saudável. Pesquisas mostram inclusive que 80% das pessoas que praticam uma atividade física, mesmo a mais simples, como caminhar 20 minutos três vezes por semana, reduzem em 80% a necessidade de recorrência a internações hospitalares. Parabéns a todos os envolvidos e desejo que Indaiatuba se constitua em referência nacional em termos de política de incentivo ao esporte”, finalizou.
“Gostaria de agradecer ao deputado Rogério Nogueira, que sempre se fez presente em nossos orçamentos com projetos que beneficiam a cidade, e o secretário Humberto Panzetti, que está fazendo um excelente trabalho, além do apoio de nossos secretários e da Câmara Municipal”, apontou o prefeito Reinaldo Nogueira no evento. “É importante divulgar não só os espaços, mas também a competência e dedicação dos professores e instrutores para que realmente possamos ter uma cidade saudável. Quando da minha passagem por Brasília como deputado, consegui ampliar nosso orçamento e, quando o ministro Aldo Rebelo assumiu a pasta, fui visitá-lo, com o intuito de obter os 4 milhões de reais restantes para o Velódromo Municipal, no que fui prontamente apoiado. Às vezes a liberação do recurso não é simples, há todo um processo burocrático a cumprir, tem que ter um projeto, mas nunca deixamos de buscar mais infraestrutura para a cidade. Talvez alguns não se lembrem, mas um grande projeto no município, que foi o das galerias pluviais da Cidade Nova, para combater as enchentes, recebeu 40 milhões de reais do governo federal. Hoje temos mais de 50 obras em andamento com recursos federais, estaduais e municipais. E ainda uma equipe que faz uma boa gestão dos recursos em todas as áreas, fazendo com que se multipliquem. Contamos com todos para que consigamos divulgar também as coisas positivas da cidade”, ressaltou o prefeito.
“Indaiatuba dá um exemplo ao restante do país ao investir mais de 2,5% de seu orçamento no esporte, não há no estado um apoio tão grande à prática esportiva quanto no município”, disse o deputado Rogério Nogueira na cerimônia. “Eu que já fui um esportista, sei das dificuldades em obter verbas. No ano passado, conseguimos mais de 80 milhões em recursos do governo do estado para várias pastas, então temos condições de ampliar ainda mais o investimento no esporte e vamos trabalhar para isso”, encerrou.
“Parabenizo o ministro Aldo Rebelo pelo compromisso com as realizações no esporte nacional e o prefeito Reinaldo Nogueira pelo compromisso e responsabilidade com o esporte em nossa cidade”, apontou o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “O esporte está inserido em muito discurso político, ele serve para tudo, mas política pública séria de esporte só se faz quando as ações estão atreladas ao orçamento. O político demonstra comprometimento quando atrela o orçamento ao planejamento, como acontece com o prefeito Reinaldo Nogueira em Indaiatuba, que está entre menos de 50 cidades no Brasil que tem mais de 2,5% do orçamento dedicado à pasta. 94% dos municípios têm menos de 1%. O legado que buscamos é da transformação da cultura para investimento de recursos na área esportiva. E antes de formar o atleta, temos que formar o cidadão, então 50% dos nossos recursos vão para o esporte educacional, que hoje atende 10 mil crianças. 30% são destinados ao esporte de participação e 20% ao alto rendimento. Neste novo Centro Esportivo do Califórnia, com apenas uma semana de funcionamento, já atingimos 1.000 crianças inscritas. Agradecemos a todos a confiança e vamos continuar atuando para ampliar cada vez mais o acesso ao esporte”, disse.
A inauguração oficial dos novos espaços incluiu ainda o descerramento das placas comemorativas e a visita aos locais pelo ministro Aldo Rebelo, acompanhado pelo prefeito Reinaldo Nogueira e demais autoridades municipais.
O Centro Esportivo do Califórnia começou a ser construído em dezembro de 2010, em uma área onde funcionava o campo do Galo, e foi concluído em 2012, com projeto elaborado e supervisionado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia. Possui 933,25m² de área construída e dispõe de vestiários masculino e feminino coletivos, vestiários masculino e feminino acessíveis individuais, piscina semiolímpica coberta medindo 12,5m por 25m, academia e área administrativa. Beneficiará os moradores dos bairros Jardim Califórnia, Vila Brizola, Jardim Nova Indaiá e Jardim Tropical, entre outros da região.  Está localizado na rua Ema Mantoanelli Tachinardi e oferece aulas gratuitas de natação, musculação, hidroginástica e hidroginástica para terceira idade.
O Núcleo de Lutas e Ginástica funciona na Quadra Poliesportiva localizada na rua Antônio Brunetti (antiga Rua 23), que foi reformado no início deste ano para abrigar mais um polo de atividades da Secretaria Municipal de Esportes. A reforma foi comandada pela Secretaria de Obras e Vias Públicas, que fez todo o fechamento da quadra com a construção de um muro, recuperou os banheiros e vestiários que estavam danificados e fez a pintura nos locais necessários. Oferece aulas gratuitas de ginástica rítmica, ginástica artística, judô, jiu-jítsu, boxe, kickboxing, caratê e aikido.
As inscrições para os programas educacionais de base (crianças e jovens) e de Lazer (adultos e terceira idade) da Secretaria Municipal de Esportes acontecem duas vezes por ano, no início de cada semestre, mas eventuais vagas por desistências podem ser consultadas diretamente nos núcleos esportivos, pelo telefone 3835-3765 no Centro Esportivo do Califórnia (com exceção da natação, que não possui vagas) e pelo 3894-5763 no Núcleo de Lutas e Ginástica da quadra 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário