quarta-feira, outubro 23, 2013

Aferição de pressão e conscientização sobre detecção precoce do câncer de mama ocorrem neste sábado no Polo Shopping Indaiatuba

Clientes receberão orientação sobre métodos de prevenção e tratamento de doenças

O Polo Shopping Indaiatuba realiza neste sábado uma série de atividades voltadas à saúde. A Drogasil oferecerá serviços de aferição de pressão e orientação farmacêutica e a Ong Volacc e os alunos do 6º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Indaiatuba vão realizar uma ação de conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama. Os serviços serão oferecidos no lounge em frente à Drogasil do Polo Shopping Indaiatuba a partir de 12h. 

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama corresponde a 22% dos casos novos de câncer a cada ano no Brasil. Em 2012, foram identificados precocemente 52 mil novos casos. Segundo a professora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Indaiatuba e enfermeira da Ong Volacc, Luci Clea Silva, fazer exames com frequência é fundamental para detectar o câncer no início. “Um autoexame rotineiro permite que a mulher detecte a presença de nódulos em estágio inicial, aumentando a probabilidade de êxito do tratamento”. Porém, somente o autoexame não substitui a consulta médica. “Após os 40 anos, ou aos 35 anos quanto houver histórico familiar, o ideal é realizar a mamografia regularmente e sempre procurar um médico”, comenta a professora.

Luci destaca alguns sinais que devem ser observados pela mulher. “Nódulo ou espessamento que pareçam diferentes do restante do tecido das mamas, mudança no contorno das mamas, desconforto ou dor em uma única mama que seja persistente, mudanças no mamilo e secreção espontânea pelo mamilo, principalmente se for unilateral, devem ser informadas ao médico o quanto antes”, finaliza.

No evento, os profissionais ligados à Ong Volacc vão tirar dúvidas dos visitantes sobre sinais e sintomas mais frequentes, além de ensinar o autoexame. Além disso, vão distribuir folhetos explicativos e os lacinhos rosas em apoio ao “Outubro Rosa” - movimento internacional que divulga a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. 

“Sabemos que o melhor tratamento de qualquer doença é mesmo a prevenção, e o Polo Shopping Indaiatuba quer dar a sua contribuição nesse sentido, oferecendo aos clientes informação para conscientização, que pode salvar vidas”, afirma a Gerente de Marketing do Polo Shopping Indaiatuba, Andrea Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário