segunda-feira, outubro 21, 2013

Polo Shopping Indaiatuba realiza tarde de autógrafos com Laurentino Gomes

Autor apresentará “1889”, seu novo livro

Polo Shopping Indaiatuba, em parceria com a Livraria Nobel, realiza no próximo domingo, 27 de outubro, às 15h, uma tarde de autógrafos com o escritor Laurentino Gomes, autor do premiado livro “1808”. Na ocasião, ele fará um bate papo com os presentes e também a divulgação do seu novo livro, “1889 – Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil”.

A tarde de autógrafos faz parte das atividades culturais do mês de outubro no Polo Shopping Indaiatuba. “A presença desse grande autor no Shopping é, com certeza, um dos pontos altos da programação cultural que trouxemos para crianças e adultos em outubro. Esperamos que estudantes, professores, formadores de opinião e historiadores possam aproveitar essa oportunidade para ampliarem ainda mais seus conhecimentos sobre a história do Brasil”, comenta a Gerente de Marketing do Polo Shopping Indaiatuba, Andrea Fernandes. 

A obra “1889” trata da Proclamação da República e fecha uma trilogia iniciada com o livro “1808”, sobre a fuga da corte portuguesa de Dom João VI para Rio de Janeiro, e continuada com o livro “1822”, sobre a Independência do Brasil. Com 24 capítulos e ricamente ilustrado, “1889” contribui para a compreensão de um dos períodos mais controversos da história do país. Em um relato cativante, o autor explica não só os acontecimentos que levaram à queda da monarquia, em 1889, mas também outros episódios importantes da história brasileira como a Guerra do Paraguai e o movimento abolicionista. “É quase impossível entender o Brasil de hoje sem estudar essas três datas, que marcam a construção do Estado brasileiro durante o século XIX”, afirma o autor. “Muitas das características do país atual, seus defeitos e virtudes, aí incluído o regime de toma-lá-dá-cá em Brasília, a corrupção, a desigualdade social e a ineficiência do governo, têm raízes fincadas nesse período”.

O livro “1889” mantém a linguagem e a mesma fórmula editorial tão bem recebida pelos leitores de “1808” e “1822”. É uma grande reportagem, na qual o autor combina análises mais profundas a respeito do tema com detalhes pitorescos, bem humorados e surpreendentes dos personagens e acontecimentos desse período. 

Sobre o autor
Paranaense de Maringá, Laurentino Gomes é autor dos livros “1808”, sobre a fuga da corte portuguesa de Dom João para o Rio de Janeiro, e “1822”, sobre a Independência do Brasil. Ganhou quatro vezes o Prêmio Jabuti, o mais prestigiado da literatura brasileira – dois na categoria Melhor Livro Reportagem e dois como Livro do Ano de Não-Ficção. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paranaense de Letras.

Serviço:
Tarde de autógrafos – Laurentino Gomes
Dia: 27/10/2013 às 15h
Local: Polo Shopping Indaiatuba em frente à Livraria Nobel (Alameda Filtros Mann, 670, Indaiatuba – SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário