quarta-feira, outubro 23, 2013

PRÓ-MEMÓRIA LANÇA OFICINA “CANTINHO”


Objetivo é incentivar a leitura de crianças de seis a 10 anos

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, está oferecendo ao público, na Biblioteca Rui Barbosa, a oficina “Cantinho”, cujo objetivo é incentivar a leitura de crianças de seis a 10 anos e divulgar o acervo de literatura infantil da Biblioteca, que se encontra instalada em novo endereço. As inscrições estão abertas. O evento é grátis.
O Projeto inclui a contação de histórias infantis embaladas por voz e violão. Para participar os pais devem inscrever seus filhos pessoalmente. Para inscrevê-los é necessário documento da criança e do responsável, que pode aguardar as crianças na Biblioteca e usufruir do acervo. O Cantinho acontecerá às quartas-feiras, das 13h às 14h, na Biblioteca Rui Barbosa, rua Osvaldo Cruz, 1015, Vila Nova. O telefone é 3834 6319.

BIBLIOTECA RUI BARBOSA 
Desde o dia 3 de outubro a Biblioteca Municipal Rui Barbosa já está funcionando na rua Osvaldo Cruz, 1.015, ao lado da Escola Estadual Dom José. Segundo o superintendente da Fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, a escola do local levou em consideração o espaço físico e luminosidade. “São critérios importantes para abrigar uma biblioteca”, comenta. “Também levamos em consideração o fato de ser próximo ao Dom José onde teremos uma biblioteca que técnicos do Pró-Memória estão auxiliando na organização e restauro e também será disponibilizada para o público, portanto teremos dois espaços próximos para que a população possa usufruir dos respectivos acervos”, completa. “Também estaremos desenvolvendo oficinas de leitura possivelmente em outubro”, informa.
Atualmente a Biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 33 mil volumes, dos mais variados temas e gêneros literários, entre eles, obras publicadas sobre nossa cidade.  Nela é possível encontrar os livros mais lidos na atualidade, além de contar com diversos periódicos, tais como jornais, revistas, entre outros.
Para se associar à Biblioteca, basta comparecer à mesma de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munido dos seguintes documentos: Comprovante de residência com o CEP do endereço, RG (original) e CPF (original). Para os que não têm ainda CPF, é possível apresentar documentos (RG e CPF) do responsável legal. O Horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h. 
HISTÓRICO
Na década de 1940 foi criada em Indaiatuba em caráter particular, por Antonio Modanezi, uma Biblioteca com um acervo estimado em 1.300 volumes, que passou a atender a população, na Rua Candelária, 771. Em 1964, através da lei nº. 825, de 25 de março do mesmo ano, o acervo foi doado para a Prefeitura Municipal, funcionando na Rua 15 de Novembro, esquina com a Rua Cerqueira César, onde se localizava o Paço Municipal de Indaiatuba. Nesse momento passou a ser organizada pelo então estudante de Direito Fernando Stein.
Na década de 1970, a Biblioteca deixou a sede do Paço Municipal, mudando de endereço várias vezes. Funcionou em diferentes espaços, como na Rua Siqueira Campos, Rua Cerqueira César e Rua XV de Novembro. Em 1992 a Biblioteca foi transferida pela primeira vez para o Casarão Pau Preto, onde permaneceu até 1999, quando se mudou para Rua Nove de Julho. Passou, ainda, pela Praça Dom Pedro II, no prédio da antiga E. E. Prof. Randolfo Moreira Fernandes, em 2001, e pelo Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba, CIAEI, em 2004. Em agosto de 2007 retornou ao Casarão Cultural Pau Preto.
PROJETO MAIS LEITURA
A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba por meio da Biblioteca Pública ‘Rui Barbosa’ desenvolve desde o início de 2010 o Projeto Mais Leitura. O objetivo é incentivar a leitura, o projeto é baseado no princípio do ‘livro livre’, que permite que qualquer pessoa leve um livro emprestado. Basta escolher um livro e fazer um cadastro levando CPF, RG e comprovante de endereço e retirar, que foi implantado nessa nova fase do projeto. O título poderá ficar durante 10 dias com o interessado em participar do projeto Mais Leitura.
Segundo o superintendente do órgão, todos os exemplares disponibilizados pelo ‘Mais Leitura’ foram carimbados e numerados para que haja maior controle do andamento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário