quarta-feira, novembro 13, 2013

AÇÕES CULTURAIS MARCAM COMEMORAÇÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM INDAIATUBA


Atrações gratuitas incluem cinema, show e exposição
A Secretaria Municipal de Cultura realiza uma série de atividades culturais gratuitas na próxima semana com o intuito de marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, apoiando ainda as festividades da Coni (Comunidade Negra de Indaiatuba). As atrações acontecem de 20 a 29 de novembro e incluem artes plásticas, cinema e show de samba e MPB, tudo com entrada franca. Confira a agenda abaixo e divirta-se. Informações (19) 3825-2056.
Exposição de arte Consciência, de Elisa Faccin
De 18 a 29 de novembro – 08h às 17h (segunda a sexta)
Local: Saguão da Prefeitura Municipal
Natural de São Paulo e tendo Indaiatuba como morada há 10 anos, a artista Elisa Faccin iniciou sua carreira em 2009, também com uma mostra em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Nesta exposição apresenta 13 trabalhos, sendo nove óleos sobre tela (Maithô - Os olhos veem, Sallan Samir Angel - Anjo companheiro da paz, Kijana – Jovens, Kitoto - Criança preciosa, Thuraia - Estrela da minha vida, Denker – Pensador, Bomani – Guerreiro, Mãos que trabalham e Haidar – Forte e Robusto) e quatro esculturas (Kipendo – Amor, Kiango – Raio de sol, Armoni – Homem livre e Chimui – Benção de Deus). Todas as obras ressaltam a luta contra o preconceito racial e a importância da raça negra na formação do povo brasileiro e na cultura do país.
Entrada franca.
Exibição do filme Dia de Preto (parceria com o Cine Topázio)
Dia 20 de novembro, quarta-feira – 15h e 19h
Dia 23 de novembro, sábado – 15h
Local: Cine Topázio do Polo Shopping
Sinopse: filme de Marcos Felipe, Marcial Renato e Daniel Matos, Dia de Preto é uma adaptação moderna da lenda brasileira do primeiro escravo alforriado do Brasil. O ator Marcelo Batista interpreta um jovem negro lutando pela liberdade e que foge de seu patrão e de uma gangue sinistra, determinados a encontrar uma relíquia sagrada roubada: um sino de ouro histórico, peça valiosa que remonta ao Rio de Janeiro do século XVII. Com suspense e humor, a obra conduz os expectadores sob o ponto de vista do protagonista durante um dia alucinante, cheio de contratempos e personagens bizarros. Duração: 1h25. Classificação etária: 14 anos.
Ingressos: gratuitos, devem ser retirados na bilheteria no dia da exibição a partir das 14h30.
Show com o grupo Vizinhos da Etelvina (integra as festividades da Coni)
Dia 23 de novembro – sábado – 18h
Local: Concha Acústica do Parque Ecológico
Proveniente de Campinas, o grupo Vizinhos de Etelvina surgiu em 2006 com a proposta de tocar o samba tradicional e pinçar o melhor do estilo moderno, em uma miscelânea de autores como Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Jorge Aragão e Arlindo Cruz, entre outros. O repertório inclui ainda choro, compositores da MPB, balanços e sambas enredo, com muita animação. Componentes: Arnaldo Farinha (pandeiro), Walbão (voz e surdo), Sérgio Coquim (cavaco e voz), Daniel Dori (violão) e Rua Spinola (percussão).
Entrada Franca.
Sobre o Dia da Consciência Negra
O idealizador do Dia Nacional da Consciência Negra foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira (1941 - 2009). Ele era um dos fundadores do Grupo Palmares, que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre. Em 1971 ele propôs uma data que comemorasse a tomada de consciência da comunidade negra sobre seu valor e sua contribuição ao país. Escolheu o dia 20 de novembro, por ser o possível dia da morte de Zumbi dos Palmares, que ocorreu em 1695. A ideia se espalhou por outros movimentos sociais de luta contra a discriminação racial e, no final dos anos 1970, já aparecia como proposta nacional do Movimento Negro Unificado. De lá para cá, a data tem motivado a promoção de fóruns, debates e programações culturais sobre o tema em todo o país. Seu objetivo é fazer refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a questão da igualdade racial. Fonte:http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br.
Serviço
Prefeitura Municipal – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2.800 – Jardim Esplanada II
Polo Shopping - Alameda Filtros Mann, 670 - Jardim Tropical
Concha Acústica do Parque Ecológico – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, s/n – Vila Areal
Foto: Divulgação
Legenda: Cena do filme Dia de Preto, com exibição gratuita



Nenhum comentário:

Postar um comentário