quinta-feira, novembro 14, 2013

ARTISTA DE INDAIATUBA É SELECIONADA PARA FASE ESTADUAL DO MAPA CULTURAL


Beatriz Simões do Amaral foi destaque em Artes Visuais
A artista de Indaiatuba Beatriz Simões do Amaral se classificou na categoria Artes Visuais para a Fase Estadual do Mapa Cultural, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura que tem como objetivo fomentar as produções do interior, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O trabalho inscrito – três obras da série “Ponto de Fuga”, compostas por colagens de transparência impressa sobre papel e pintura em guache, elaboradas em 2012 e 2013 – foi selecionado na Fase Regional, ocorrida em Rio Claro em outubro e que contou com o total de 90 obras concorrentes na categoria. Na Fase Estadual, os artistas participam de uma exposição na Capital, prevista para o primeiro semestre de 2014, e serão produzidos materiais de registro como antologia, catálogo, CDs e DVDs, entregues em forma de premiação. Para cada uma das expressões artísticas envolvidas (artes visuais, canto coral, dança, literatura, música instrumental, teatro e vídeo) será promovido ainda um encontro entre os artistas participantes, profissionais do Júri correspondente e profissionais convidados. A organização é da Abaçaí Cultura e Arte.
“As obras Ponto de Fuga foram construídas com camadas sobrepostas de acetato impresso com uma grade constituída de linhas”, explica Beatriz. “Estes desenhos, elaborados no computador criam espaços, ou ambientes, com perspectivas inventadas, sobre camadas de cor pintadas sobre papel que atuam como mediação e ‘ponto de fuga’ do espaço geométrico e frio. Isso possibilita a criação de novos espaços com luz e profundidade, corrompendo os espaços concretos”, completa a artista.
Beatriz Simões do Amaral trabalha com técnicas de colagem e gravura digital e tem experiência em esculturas. É formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo. De 1998 a 2002 foi membro da APVI (Associação dos Artistas Plásticos e Visuais de Indaiatuba), participou de vários eventos de arte e Exposições Coletivas no Estado de São Paulo e ministrou workshops para crianças e adolescentes em escolas e espaços públicos.  De 2004 a 2005 foi integrante do Marco (Movimento de Arte Contemporânea). Já atuou como orientadora do projeto Museu de Arte Jovem, facilitadora dos cursos “Arte sobre Papel”, da Secretaria Municipal de Cultura, “Autorretrato” e “Arte com Papel” no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) I e II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário