segunda-feira, novembro 11, 2013

PROJETO VIDART É APRESENTADO PARA CERCA DE 600 PESSOAS NO CIAEI


A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Educação apresentou na noite de quarta-feira (6) o espetáculo “Os guardiões e a noite de Natal” do projeto de arte circense Vidart. A apresentação foi realizada pelas Emebs: “Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”, “Profª Maria Benedicta Guimarães”, “Profª Maria Ignês Pinezzi” e “Padre Joaquim Aparecido Rocha”. Nesta quinta-feira (7) o espetáculo será apresentado novamente a partir das 19h30 no Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação de Indaiatuba), localizado na Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé 3.665, Jardim Regina. A entrada é gratuita.
O espetáculo conta sobre os guardiões do bem: Papai Noel, Fada do Dente, Sandman, Jack Frost e Coelho da Páscoa. Enquanto o Papai Noel prepara a noite de Natal, o Pesadelo chega para destruir o encanto dessa festa. Sendo assim, o Papai Noel convoca todos os guardiões para que os sonhos e as fantasias das crianças continuem se realizando. Os professores envolvidos são: Ana Claudia Beriam, Ana Lúcia Bicudo, Alexandre Emilio Marques, Carlos Eduardo Canil, Érica Marcelli, Michele Danziger, Simone Ribeiro de Campos Salles, Lucilene de Oliveira Melo e Miriam Carrilho.
Prestigiou o evento o prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira (PMDB); o deputado Estadual, Rogério Nogueira (DEM); a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti; os vereadores da Câmara, Célio Massao Kanesaki e Antônio Sposito Junior (Toco da Croissant); o ex-prefeito de Salto, Geraldo Garcia e o secretário de Comunicação Social, Odair Gonçalves.
A secretária de Educação falou dá satisfação em ter o Vidart nas Escolas Municipais. “É uma alegria estar numa noite festiva como essa. O prefeito sempre nos apoia e a cada ano temos novidades do Vidart. Quero receber com muito carinho os pais, familiares, funcionários, professores coordenadores e gestores presentes. Esse espetáculo é feito com muita ajuda da comunidade na preparação das roupas e cenário. Nossa gestão valoriza o contraturno escolar, pois essas escolas não são de período integral, mas trazem as crianças em período oposto da aula para incentivar e aprimorar outras habilidades”, explica Rita.
O vereador Massao Kanesaki parabenizou toda equipe de educação pelo trabalho realizado com o projeto Vidart. Em seguida o deputado Estadual, Rogério Nogueira, destacou o trabalho realizado a favor de Indaiatuba. “Tivemos mais de 80 milhões em obras para Indaiatuba entre asfalto, viaduto, escolas e cursos profissionalizantes. Mais de nove mil alunos já se formaram e esse é um trabalho não só para educação, mas para o setor de emprego também, pois as empresas procuram a mão de obra qualificada”, comenta.
O prefeito de Indaiatuba parabenizou todos os envolvidos no projeto. “Quero parabenizar em nome da Rita todos que se envolveram no projeto e vestiram a camisa para realizar esse espetáculo. Precisamos da participação efetiva dos pais dentro das escolas, pois quanto mais os pais participam, melhor é o rendimento da escola no geral. Já estamos no clima de natal e aproveito para convidar a todos para participar da 2º parada de Natal que acontecerá nos dias 7 e 14 de dezembro”, finaliza Reinaldo.

Vidart
O Projeto Vidart “Atividades Circenses na Escola”, é desenvolvido desde 2004 exclusivamente para a Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba, atendendo as exigências dos PCNs dentro da Educação Física Escolar como atividade extracurricular. Dá-se a vivência, a prática e o treinamento às crianças a partir do 1º ano do Ensino Fundamental em período contrário ao de aula em horários pré-determinados.
Atualmente, em cada dia da semana, as aulas no Projeto Vidart são propostas com objetivos diferentes, trabalhando diferentes habilidades com ludicidade, prazer e disciplina. As atividades têm como objetivo melhorar o desempenho do aluno na aprendizagem dos conteúdos do currículo escolar, além de desenvolver habilidades voltadas para as atividades circenses.
São realizadas aulas de malabares, diabolôs, chapéu chinês, perna de pau, acrobacias de solo, acrobacias coletivas, monociclo, trapézio fixo, tecido acrobático e dança. Para cada uma destas modalidades há uma metodologia e uma sequência específica de evoluções. Ao final de cada ano letivo o aluno conclui um ciclo de aprendizagem, onde é demonstrado através de espetáculo, transformando alunos em verdadeiros artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário