quarta-feira, junho 11, 2014

EX-ATLETA OLÍMPICO COORDENA GINÁSTICA ARTÍSTICA NO PROJETO ESPORTE CIDADÃO


Contratação de Lázaro Ramirez foi viabilizada por parceria público-privada
O ex-atleta olímpico cubano Lázaro Raynel Lamelas Ramirez é o novo coordenador de ginástica artística e rítmica do projeto Esporte Cidadão, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes de Indaiatuba. A contratação do profissional, que é referência na modalidade na América Latina, foi viabilizada pela parceria público-privada inédita estabelecida entre a Prefeitura Municipal e as empresas Toyota do Brasil e John Deere, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.
O investimento é de R$ 1.150.000,00 neste primeiro ano e as companhias têm a opção de deduzir o montante aplicado do total do imposto de renda devido no ano corrente até o limite de 1%. Os recursos são destinados a expandir a equipe de especialistas dedicada ao programa, possibilitando assim que mais crianças e jovens de 6 a 17 anos se beneficiem da prática esportiva gratuita em 22 modalidades e 20 núcleos espalhados pela cidade. Atualmente, o Esporte Cidadão atende cerca de oito mil participantes.
De acordo com o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti, a parceria confere maior flexibilidade para a expansão do Esporte Cidadão, tanto em termos quantitativos como qualitativos. “Não adianta apenas aumentarmos o número de participantes se não aperfeiçoarmos a estrutura de atendimento, que hoje inclui mais de 50 professores no total certificados pela Unifesp, além de coordenadores e técnicos. Utilizando os critérios da Lei de Incentivo temos a possibilidade de contratar inclusive especialistas como o Lázaro. À longo prazo estamos perseguindo aquilo que é o sonho de todo gestor público – e tenho certeza de que do prefeito Reinaldo Nogueira também – que é ter um programa como este, voltado para a população, totalmente custeado pela iniciativa privada. De um lado, isso confere mais recursos e braços à prefeitura, e de outro, atende às diretrizes de atuação em responsabilidade social das empresas. Todos ganham, especialmente os indaiatubanos”, finalizou.
Formado em Educação Física e Esporte pela Universidade Manuel Fajardo de Cuba, Lázaro foi atleta da seleção cubana de ginástica artística masculina de 1992 a 2004, participou de competições internacionais, Pan-Americanos, campeonatos mundiais e dos Jogos Olímpicos de Sidney, no ano 2000. De 2000 a 2005, foi técnico da seleção feminina de ginástica artística de Cuba e, desde 2007, está no Brasil. Antes de chegar a Indaiatuba, era treinador da equipe de Americana. Em 2013, foi técnico da seleção brasileira pré-infantil para o Sul-americano realizado na Colômbia, que conquistou o 1º lugar por equipe e outras três medalhas, sendo duas de ouro e uma de prata.
Em linha com as diretrizes do Esporte Cidadão, Lázaro pretende transmitir aos alunos não só sua experiência no esporte, mas também os valores que aprendeu como atleta e treinador. “O mais importante é dar espaço a todas as crianças que queiram aprender ginástica. Vamos trabalhar o seu desenvolvimento como pessoas para o futuro. Queremos mostrar que, além de desenvolver qualidades motoras, velocidade, força e equilíbrio, o esporte incentiva a concentração e a disciplina, colaborando na formação dos bons cidadãos”, destaca o coordenador.
“O Lázaro já está perfeitamente integrado com os professores Bruno Noronha, Alessandra dos Santos, Cristiane Loriato e Vinícius Lamas, que atuam nos quatro núcleos onde oferecemos a modalidade, eles o têm como uma grande referência”, aponta a coordenadora do projeto Esporte Cidadão Silvia Queriquelli de Agostini. “Acreditamos que com a vinda dele o número de alunos na ginástica artística e rítmica continue a aumentar”, diz.
As inscrições para todas as modalidades do Esporte Cidadão acontecem no início de cada semestre. Informações sobre vagas ainda disponíveis na ginástica artística e rítmica podem ser obtidas diretamente nos núcleos esportivos municipais de preferência, conforme endereços abaixo. A criança deve estar regularmente matriculada na rede escolar pública ou privada. Para efetivar a adesão, o responsável deve comparecer pessoalmente e preencher a ficha de inscrição, apresentar RG e comprovante de endereço. As aulas acontecem duas vezes por semana com horários pela manhã e à tarde. Informações (19) 3825-6270.
Centro Esportivo Aldrovandi - Av. Angelo Berteli Neto, 1000 – Jardim Carlos Aldrovandi – Tel: 3816-6819. Modalidades: Ginástica Rítmica e Ginástica Artística.
Centro de Ginástica - Rua Guatemala, 147 – Parque Boa Esperança - Tel: 3816-6892. Modalidades: Ginástica Artística.
Quadra 23 - Rua Antonio Brunetti s/nº Praça Darcy Barnabé – Jardim Morada do Sol – Tel: 3894-5763. Modalidades: Ginástica Rítmica e Ginástica Artística.
Ginásio Municipal de Esportes - Av. Visconde de Indaiatuba, 1250 – Jardim América – Tel: 3825-6270. Modalidades: Ginástica Rítmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário