quinta-feira, fevereiro 26, 2015

Laura Duarte, nossa jóia de Indaiatuba .... temos que prestigiar!

ABAL - Associação Brasileira "Carlos Gomes" de Aristas Líricos de Campinas abre temporada homenageando Villa Lobos

Os Encontros Musicais retornam amanhã, dia 27, às 20 horas, ao auditório da ACI (rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234-2591). Participação do soprano Laura Duarte; do mezzosoprano Vera Pessagno Bréscia e do tenor Vicente Montero, com Carlos Wiik, ao piano. No programa figuram somente peças brasileiras de compositores como Heitor Villa-Lobos, Joubert de Carvalho e Catulo da Paixão Cearense, Jayme Ovalle e Babi de Oliveira.
Este concerto abre a temporada 2015, que oferecerá 23 concertos gratuitos ao público de Campinas, dentro da proposta da entidade que é proporcionar palco e público para os artistas líricos em início de carreira e, também, para cantores que integram o quadro associativo e pertencem ao elenco estável da ABAL Campinas.

Repertório
A ABAL-Campinas homenageia neste primeiro recital o compositor Heitor Villa-Lobos, nascido em 05 de março de 1887. Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é considerado o expoente máximo da música do modernismo no Brasil. No ano de 1915 Villa-Lobos começou sua vida profissional como instrumentista e com 19 anos de idade apresentou suas primeiras composições. Em 1922 participou da semana de arte realizada em São Paulo. No ano de 1923, viajou para a Europa e só voltou ao Brasil no ano de 1929. Muitas orquestras foram dirigidas por ele. Organizou um coral de 12.000 vozes em São Paulo no ano de 1931, acontecimento de grande importância na América do Sul. Fez várias viagens pelo mundo dirigindo com entusiasmo suas próprias composições. Recebeu grande incentivo de Debussy e Stravinsky.

O tenor Vicente Montero escolheu colocar em seu repertório, neste recital, Modinha – de Jayme Ovalle e Manuel Bandeira; Poema para tuas mãos, de Babi de Oliveira e Augusta Campos; a Canção do Poeta do séc. XVIII: de Villa-Lobos e Alfredo Ferreira e o Lundu da Marquesa de Santos: Villa-Lobos e Viriato Corrêa. Laura Duarte (soprano) interpreta de Heitor Villa-Lobos peças extraídas da Floresta Amazônica, Cair da Tarde; Canção do Amor (Dora Vasconcellos); Tarde Azul e Melodia Sentimental. E o mezzo Vera Pessagno Bréscia apresenta de Villa-Lobos Nhapopê; as cirandas Os Três Cavalheirozinhos; Zangou-se o Cravo com a Rosa; A Maré encheu e Vamos todos cirandar; de Joubert de Carvalho: Maringá e do Catulo da Paixão Cearense: Luar do Sertão. Entrada franca.

Um comentário: