sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Múltiplo Leminski em São Paulo


Exposição Múltiplo Leminski é resultado de anos de pesquisa e catalogação de todo legado deixado pelo artista Paulo Leminski (1944-1989). O escritor curitibano apresenta uma produção extensa, plural e absolutamente relevante para a cultura brasileira, que abrange não só a literatura – arte que experimentou profundamente – mas outras inúmeras linguagens artísticas. A proposta da mostra é justamente revelar as facetas desse multiartista, abrangendo todas as suas áreas de atuação.
Múltiplo Leminski é uma exposição completa que busca elucidar e ampliar o conhecimento do público sobre a vida e obra de Paulo Leminski. “Ícone da poesia, ele trafegava por várias artes e profissões e, em tudo o que fazia, explodia em talento e criatividade”, informa Aurea Leminski, filha do artista e coordenadora geral da exposição. Além de Aurea, a mãe dela, Alice Ruiz, e a irmã, Estrela Ruiz Leminski, são responsáveis pela curadoria coletiva da mostra. A ambientação e cenografia são assinadas pelo experiente designer Miguel Paladino.
O projeto da exposição prevê ações paralelas como palestras, ações educativas, shows e intervenções urbanas, poéticas e artes de rua em espaços públicos, com o intuito de envolver a cidade com a obra múltipla do artista e deixar sementes por onde passa. “Leminski era um grande ser humano. Generoso no trato com os jovens, que se sentiam especiais quando conversavam com ele. É este lado do poeta, que a exposição também procura valorizar, para trazê-lo mais para perto das pessoas”, avalia Alice Ruiz.
“Para alguns Leminski era, principalmente, um poeta. Mas, além de grande poeta, é bom lembrar que ele foi: um pensador de cultura, haikaísta, tradutor, biógrafo, jornalista de imprensa escrita e televisionada, ensaísta, contista, romancista, autor de experimentações verbais e visuais, ‘polemista’, roteirista de histórias em quadrinhos, judoca, professor, publicitário, compositor. E, em tudo isso, ele era inovador”, resume Alice Ruiz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário