sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Um presente para o Dia das Mulheres na Concha Acústica do Taquaral em Campinas



Cheia de bossa, Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista faz apresentação na Concha Acústica do Taquaral, dia 8 de março; entrada gratuita

O show, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, tem regência do popular maestro Agenor Ribeiro Netto e solos de Caco Piccoli, Bruna Volpi, Zé Alexandre e Bruna Moraes

Arrojada e cheia de bossa, a Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista se apresenta em Campinas, no dia 8 de março (domingo), às 18h, na Concha Acústica do Parque Taquaral, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A entrada é gratuita.

Sob a batuta de Agenor Ribeiro Netto, a orquestra traz no repertório temas clássicos e populares, sempre com uma roupagem diferenciada nos arranjos. “Faremos uma viagem por vários estilos e tempos”, adianta o “maestro-sanfoneiro”, como se define, lembrando sua formação em música popular. “O público poderá apreciar obras de Bizet, Beethoven, temas de filmes e o melhor da MPB”, garante o maestro que, além de reger, tocará sanfona em homenagem ao ícone Dominguinhos.

Cantores convidados
O show contará com participações especiais de um time de cantores de primeira: Bruna Volpi destacará sua versatilidade na interpretação de “Não existe pecado ao sul do Equador”, de Chico Buarque; Zé Alexandre subirá ao palco com “Bandolins”, de sua autoria em parceria com Oswaldo Montenegro; Caco Piccoli trará a cadência de “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, e “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa, e Bruna Moraes revisitará sucessos de Elis Regina.
As experiências sonoras de Bruna Volpi são fortemente ligadas à MPB. Seu repertório passeia por ritmos brasileiros como samba, baião, xote, choro, frevo, e, eventualmente, uma pitada de jazz. O interesse pela história da música brasileira e seus nomes consagrados geraram shows temáticos, dentre eles, “Especial Tom Jobim e Vinicius de Moraes”, show que uniu música e artes cênicas, “Centenário de Noel Rosa”, “Canções da Época de Ouro”, “Tributo a Elis Regina”, “Cantoras do Rádio”, “Clara Nunes” e “Dorival Caymmi”.
Com voz peculiar e uma levada rítmica característica, Caco Piccoli fez carreira no grupo Bons Tempos, em mais de 20 anos de carreira, que teve seu ponto alto com a turnê do espetáculo“Ary, o Brasileiro”, em homenagem ao centenário de nascimento do compositor.


Com apenas 18 anos, Bruna Moraes é uma das mais requisitadas cantoras da novíssima geração. Pela Kuarup, concluiu seu primeiro disco autoral, “Olho de Dentro”, com produção musical de Pedro Baldanza, contrabaixista que já tocou com grandes artistas da MPB como Elis Regina, Ney Matogrosso, Zizi Possi e Sá & Guarabira



Zé Alexandre – cantor, compositor, violonista e arranjador – defendeu "Bandolins" em parceria com Oswaldo Montenegro no Festival de Música da TV Tupi, em 1979. É autor da música-tema da peça "Brincando em cima daquilo", estrelada por Marília Pera, e assinou a direção musical das peças como "Capitães da Areia", "A Aurora da minha vida" e "Raul fora da lei".
No Festival dos Festivais da TV Globo, defendendo "Estrelas", foi considerado pelo crítico Sérgio Cabral "não apenas o melhor cantor da noite, mas um dos melhores intérpretes surgido no Brasil nos últimos tempos".


Jazz Sinfônica 
A Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista é formada por 80 músicos de 14 a 40 anos dos naipes de sopro, madeiras, cordas, base harmônica e percussão. A característica do grupo é a diversidade musical e a interação com o público.
O grupo faz parte do amplo projeto socioeducativo Música & Cidadania, que oferece formação musical profissional para jovens e mantém, ainda, as orquestras de câmara e a acadêmica, com repertórios específicos. O projeto existe há seis anos e é patrocinado pela Renovias e Bradesco.


Maestro pop
Com uma extensa ficha de serviço prestada à cultura musical, o maestro Agenor Ribeiro Netto atua na Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas e na Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista. É diretor artístico e produtor do evento “Sinfonia das Águas”, realizado pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (MG) e diretor artístico, maestro e arranjador do Festival Viola de Todos os Cantos, da EPTV.
Como compositor fez trilhas para filmes, com destaque para o curta “Últimos acordes”, e as trilhas de abertura do Festival Viola de Todos os Cantos e FEMP- Festival de Música da Primavera, de São José do Rio Pardo.
Como arranjador realizou trabalhos para Elba Ramalho, Peninha, Renato
Teixeira, Pena Branca, Tinoco, Toquinho, Sérgio Reis, Daniel, e para o Circuito Paulista de Festivais promovido pela TV Cultura.
É o criador e diretor dos projetos musicais Shalon, em São José do Rio Pardo, que atende a 130 crianças em uma Escola de Cordas, mantido pelo Instituto Prefeito Lupércio Torres, e do Projeto Música, Cidadania e Integração da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

Serviço
Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista
Concerto em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Regência: Agenor Ribeiro Netto
Solistas: Caco Piccoli, Bruna Volpi, Zé Alexandre e Bruna Moraes
Quando: 8 de março (domingo)
Horário: 18h
Onde: Concha Acústica do Parque Taquaral
​. 
Campinas
​ ​
Entrada gratuita
Patrocínio: Renovias e Bradesco
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Campinas
Realização: Prefeitura de Campinas e Ministério da Cultura


Nenhum comentário:

Postar um comentário