segunda-feira, março 02, 2015

Baseada em história real, comédia “E o Vento Não Levou” faz temporada em Campinas


Espetáculo conta a história dos bastidores de um dos filmes mais populares do cinema. Apresentações nos fins de semana de março, no teatro Amil

Neste mês de março entra em cartaz no teatro Amil do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, a comédia “E o Vento Não Levou”, escrita por Ron Hutchinson, com tradução de Isser Korik e direção de Roberto Lage. O espetáculo fica em temporada até 29 de março, com sessões aos sábado, às 21h, e aos domingos, 19h.

Baseada em fatos reais, a peça conta a história de uma equipe de produção em apuros para produzir, em cinco dias, um roteiro de filme a partir do romance “E o Vento Levou”, que demorou uma década para ser escrito pela americana Margarerth Mitchel.

Em uma hilariante corrida contra o tempo, o lendário produtor David O. Selznick (Isser Korik), o roteirista Ben Hecht (Henrique Stroeter), o diretor Victor Fleming (Fábio Cadôr) e uma secretária (Luzia Meneghini) quebram a cabeça para realizar a proeza de escrever um roteiro a partir dessa extensa obra clássica de 1.037 páginas em menos de uma semana. A história ficou famosa nos bastidores de Hollywood no período de gravações do longa-metragem, que foi exibido nos cinemas em 1939.


Sem deixar de lado o humor, que permeia a peça do início até o fim, são colocadas em discussão polêmicas questões históricas e de valores, como a luta americana pelo fim da escravatura e do racismo. O roteirista Ben Hecht, um fervoroso ativista social, se nega a incluir em seu roteiro cenas que julga ter cunho racista, para desespero de Selznick, que quer manter o filme fiel ao romance best-seller. 

Mais sobre a trama
Em uma manhã de segunda-feira, em fevereiro de 1939, o produtor David O. Selznick, insatisfeito com o roteiro que tinha em mãos feito por Sidney Howard, contrata o roteirista Ben Hecht para reescrever todo o roteiro do filme “E o Vento Levou”, que já estava no início das filmagens.

Para surpresa e desespero do produtor, o novo roteirista é uma das poucas pessoas em todo o país que nunca leu o romance mais famoso da época.

Para integrar a equipe, o produtor resolve tirar das gravações de “O Mágico de Oz” o diretor Victor Fleming. Juntos, produtor e diretor têm a difícil missão de contar e interpretar as principais cenas da narrativa para o roteirista, que precisa escrever o roteiro do novo filme e tornar o longa-metragem um marco da história do cinema americano.


Para essa delicada missão, o produtor não vê outra alternativa senão confinar-se com a equipe juntamente com sua fiel secretária, durante cinco dias em seu escritório, para ajudar o roteirista em seu processo criativo. Regados a água, bananas e amendoins, ficam todos proibidos de sair do escritório até que o roteiro fique pronto.

As obras originais
O livro “Gone With The Wind” foi publicado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1936. Romance situado na Geórgia durante e depois da Guerra Civil Americana (1861-1865), escrito por Margaret Mitchell, vendeu mais de 30 milhões de cópias e rendeu o maior prêmio de literatura dos Estados Unidos à autora. Esteve na lista dos 100 melhores livros da revista “TIME” durante décadas e deu origem a um dos filmes mais populares de todos os tempos, vencedor de 10 prêmios Oscar.

Serviço

Teatro: peça ”E O Vento Não Levou”
Local: Teatro Amil, Parque D. Pedro Shopping. Av. Guilherme Campos, 500, bairro Santa Genebra - Campinas. (19) 3756-9890 e 3756-9891
Data: de 7 a 29 de março, somente nos fins de semana
Horários: sábados, às 21h; domingos, às 19h
Ingressos: R$ 20 (setor 2) e R$ 40 (setor 1) (valores inteiros. Meia-entrada disponível de acordo com a legislação)
Vendas: na bilheteria do teatro ou através do site www.conteudoteatral.com.br/teatroamil/

Fotos: Carol Veronez (divulgação)
Fonte: campinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário