quinta-feira, março 05, 2015

PUC-Campinas leva museu às escolas da cidade



Projeto visa garantir o acesso de alunos e professores da rede pública

O projeto “O museu vai à escola: Proposta de democratização do Museu Universitário da PUC-Campinas”, sistematizado pela Coordenadora do Museu Universitário da PUC-Campinas, Profa. Dra. Janaina Valéria Pinto Camilocria um museu itinerante para que alunos e professores da rede estadual tenham acesso ao acervo.

Também oferece oficinas de capacitação sobre patrimônio material e imaterial (com destaque às manifestações afro-brasileiras e indígenas), educação patrimonial, Museu e cultura material.

O projeto ganhou vida em razão do prêmio recebido pelo Museu Universitário, por meio do certame do Edital PROAC 2014 – Programa de Apoio Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – específico para difusão de acervos museológicos. O Museu Universitário da PUC-Campinas foi o único contemplado do interior de São Paulo.

A proposta permite a valorização, preservação, educação e a fruição do patrimônio cultural da Cidade de Campinas, considerado como um dos dispositivos de inclusão social e cidadania. O projeto objetiva que os professores participantes virem multiplicadores junto aos alunos e a comunidade escolar das principais temáticas a serem abordadas: patrimônio cultural material e imaterial, respeito à cultura do Outro e a importância do museu com guardião das memórias identitárias.

Serão beneficiadas 17 escolas (pertencentes a Diretoria Leste da Secretaria Estadual de Educação), atendendo cerca de 30 mil alunos até novembro de 2015. Porém, indiretamente, também poderá ser visitada pela comunidade, pois a exposição será aberta ao público.

“Em 2016 pretendemos continuar captando recursos para prosseguir com a itinerância do museu, levando exposições e promovendo oficinas de capacitação para professores das escolas que por ventura não forem contempladas nesta primeira etapa”, revela a Profa. Dra. Janaina Valéria Pinto Camilo.

Estima-se que o Museu Universitário da PUC-Campinas abrigue cerca de 15000 itens, entre peças museológicas e documentos históricos, livros e outras categorias. O Acervo Museológico é composto por cerca de 10000 peças, divididos em cinco coleções temáticas.

Já o Acervo Documental ainda encontra-se em fase de organização, motivo pelo qual ainda não é possível afirmar com precisão quantos itens nele se encontram. Estima-se que existam cerca de 5.000 itens, entre documentos manuscritos ou datilografados, fotografias, negativos, jornais, livros, discos de vinil, fitas VHS, fitas K7, CDs, DVDs, periódicos, mapas, entre outros tipos de suporte. Este acervo passou a ser organizado a partir de 2011, com a implementação do Centro Documental (CEDOC) no Campus Central.


LEGENDA: Parte do acervo do Museu Universitário da PUC-Campinas
IMAGEM: Álvaro Jr. / DCOM PUC-Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário